Translate

terça-feira, 24 de abril de 2012

Buscando a "facing" certa.



Essa explicação de Master Yu é sobre achar a fachada principal, a fachada mais yang.Para simplificar usamos o nome em inglês "facing" pratica muito comum por quem trabalha com Feng Shui.

Achar  a “facing” de um imóvel não era problema nos velhos tempos, onde a porta principal era sempre na parede da frente da casa. Entretanto, mesmo naqueles dias, a as casas tinham mais que uma porta.

Imaginemos que nos dias de hoje, uma família de duas pessoas mora numa casa com duas portas, ambas usadas com a mesma frequência. Se nós usarmos as portas para definir a  “facing” e criar a Carta das Estrelas da casa, então essa casa teria duas Cartas. Este pode não ser o caso: existem mais fatores  que vão definir a Carta da casa. As duas portas são ambas as  bocas do Qi , por onde o Qi entra na casa, mas elas contudo não determinam a Carta das Estrelas.  Nós podemos mover nossa cabeça, sem mover nosso corpo. A “facing”  do corpo  pode estar numa direção, enquanto o rosto pode estar  voltado para outra. A “facing”  do rosto determina o tipo de Qi estamos respirando. A “facing” do nosso corpo  determina como a parte lateral  encontra a energia que chega pela boca do Qi. De acordo com a definição a Carta das Estrelas é desenhada transferindo-se  a Estrela do Tempo do palácio da fachada para o centro da carta para governar a Carta das Estrelas da Água (riqueza, prosperidade). A Estrela do Tempo do assentamento (“ siting”) é transferida para o centro para governar a Carta das Estrelas da Montanha (pessoas). Entretanto o palácio da fachada (“facing”) tem que ser no lado mais yang da casa. O palácio do assentamento (“siting”)pode ou não ser o lado mais yin da casa. Nós podemos usar o “facing” para definir o “siting” ou viceversa, qual deles seja o mais óbvio.

O que contribui para a maior quantidade de energia yang:

1. Atividades humanas
2. Luz
3. Vento, incluindo tráfego
4. Água incluindo água virtual

Nada do que foi dito acima é um critério definitivo para definir a “facing”. Todos os quatro itens devem ser considerados. Infelizmente não podemos quantificar  este quatro itens e ter um resultado e algumas vezes é muito difícil determinar a fachada principal.

Nunca use uma regra rígida tal como a face mais iluminada pelo sol, a face que contem a porta principal, a face onde passa a estrada ou ainda a face onde há um lago ou rio.

O mesmo apartamento usado de diferentes formas resulta em diferentes fachadas ( “facing”).

Use o principio e a lógica. Lembre-se não há regras só o principio.

Postado por Arquiteta Sonia Gomes    -  tradução livre de Master Joseph Yu sobre “ facing”.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O Sal Grosso - na limpeza energética e outras funções.

Quem diria o Sal grosso tem o mesmo comprimento de onda da cor violeta! Interessante!!! Por isso que funciona....Minha mãe usa queimar sal com álcool e diz que aprendeu com um padre. Em casos de cargas energéticas negativas.... Não tenho por hábito fazer  isto mas em caso de emergência faria....

Os Poderes do Sal Grosso

O sal grosso é considerado um potente purificador de ambientes. Povos distintos usam o sal para combater o mau-olhado, e deixar a casa a salvo de energias nefastas.

O sal é um cristal e por isso emite ondas eletromagnéticas que podem ser medidas pelos radiestesistas. Ele tem o mesmo cumprimento de onda da cor violeta, capaz de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos. Visto do microscópio o sal bruto revela que é um cristal,  formado por pequenos quadrados ou cubos achatados. As energias densas costumam se concentrar nos cantos da casa. Por isso,*colocar um copo de água com sal grosso ou sal de cozinha equilibra essas forças e deixa a casa mais leve. Para uma sala média onde não circula muita gente, um copo de água com sal em dois cantos é suficiente. *

Em dois ou três dias já se percebe a diferença. Quando formam-se bolhas é hora de renovar a salmoura.

A solução de água e sal também é capaz de puxar os íons positivos, isto é, as partículas de energia elétrica da atmosfera, e reequilibrar a energia dos ambientes. Principalmente em locais fechados, escuros ou mesmo antes de uma tempestade, esses íons têm efeito intensificador e podem provocar tensão e irritação.

A prática simples de purificação com água e sal deve ser feita à menor sensação de que o ambiente está carregado, depois de brigas ou à noite no quarto, para que o sono não seja perturbado.

Banho de sal grosso e o antigo escalda-pés (mergulhar os pés em salmoura bem quente) têm o poder de neutralizar a eletricidade do corpo. Para quem mora longe da praia é um ótimo jeito de relaxar e renovar as energias. Já foi considerado o ouro Branco (salmoura para conservar alimentos).

Os povos foram desenvolvendo técnicas de usar o sal, como as abaixo descritas:

Uma pitada de sal sobre os ombros afasta a inveja. (?...)

Para espantar o mau-olhado ou evitar visitas indesejáveis, caboclos e caipiras costumam colocar uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo de salmoura do lado esquerdo da entrada .

A mistura de sal com água ou álcool absorve tudo de ruim que está no ar, ajuda a purificar e impede que a inveja, o mau-olhado e outros sentimentos inferiores entrem na casa.

Depois de uma festa, lavar todos os copos e pratos com sal grosso para neutralizar a energia dos convidados, purificando a louça para o uso diário.

Tomar banho de água salgada com bicarbonato de sódio descarrega as energias ruins e é relaxante.... O único cuidado é não molhar a cabeça, pois é aí que mora o nosso espírito e ele não deve ser neutralizado, dizem.....

Na tradição africana, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na casa são: um copo de água e outro com sal. Usam sal marinho seco, num pires branco atrás da porta para puxar a energia negativa de quem entra. Também tomam banho com água salgada com ervas para renovar a energia interna e a vontade de viver.

No Japão, o sal é considerado poderoso purificador. Os japoneses mais tradicionais jogam sal todos os dias na soleira das portas e sempre que uma visita mal vinda vai embora. Símbolo de lealdade na luta de sumô. Os
campeões jogam sal no ringue para que a luta transcorra com lealdade.

Use esse poderoso aliado! É barato, fácil de encontrar, e pode lhe ajudar em momentos de dificuldade e de esgotamento energético!

*Modo de tomar o banho de sal grosso:*

Após seu banho convencional, deixe um punhado de sal grosso escorrer do pescoço para baixo, embaixo da água da ducha. Uma opção que agrada muitas pessoas, é colocar um punhado de sal dentro de uma meia, e repousar esta na nuca (atrás do pescoço) debaixo da ducha. Não é aconselhável banhos freqüentes com o sal. Dê preferência para os banhos na fase da Lua Cheia, utilize velas no banheiro, e se quiser ativar sua intuição, apague as luzes do banheiro.

*Benefícios de banhos e escalda pé com sal grosso:*

*Fisiológicos·*

Ajuda a desintoxicar o corpo e afastar os vírus· Estimula a circulação natural para a melhoria da saúde· Ajuda a aliviar o pé do atleta, calos e calosidades· Relaxa a tensão, dores musculares e nas articulações· Ajuda a aliviar artrite e reumatismo· Ajuda a aliviar a dor lombar crônica

*Benefícios estéticos:*

Tira as impurezas da pele. Alivia irritações da pele como psoríase / eczema· Alivia coceira, ardor e picadas· Suaviza e amacia a pele· Incentiva a pele se renovar· Ajuda a curar as cicatrizes· Restaura o equilíbrio a umidade da pele

*Ocupacional ·*

Alivia o cansaço, os pés doloridos e os músculos da perna·
Alivia a tensão nas mãos e punhos·
Ajuda a aliviar lesões no desportoPsico-física 
Proporciona um relaxamento profundo·
Ajuda a aliviar o estresse e tensão·

Autor desconhecido.

domingo, 8 de abril de 2012

Os Cinco Elementos e suas polaridades.

Os Cinco Elementos e suas polaridades Yin e Yang  representados em diferentes cenários na natureza.


ÁGUA YANG



ÁGUA YIN



FOGO YANG



FOGO YIN



 METAL YANG



METAL YIN


 TERRA YANG



TERRA YIN


MADEIRA YANG



MADEIRA YIN



Eu adorei essa postagem de minha amiga Aída Tito e compartilho com vocês. Essa representação torna o Yin e o Yang na natureza, bem claros e definidos.