Translate

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Colar de Pérolas... você quer ter um?

     O nome Colar de Pérolas ou Cordão de Pérolas é dado para mapas, em que as energias, em todos os seus palácios, formam algum tipo de seqüência de números: 4.5.6, 5.6.7, 7.8.9, etc. O nome correto para esta formação é “LIN CHUN SAN PAN KUA”.

     Baseado em ensinamentos de alguns Mestres de Feng Shui que afirmam que estas estruturas sempre trazem boa fortuna, difundiu-se esta idéia sobre os mapas Colar de Pérolas. Lembro-me bem que no início dos meus estudos de Xuan Kong Dinâmico, aprendia-se que ter um imóvel com esta formação, era uma verdadeira bênção, pois a boa fortuna perduraria para sempre. Hoje se sabe, apoiado em ensinamentos de Mestres como Yap Cheng Hai, que apenas uma parte disto é verdadeiro.

                             Formação Colar de Pérolas – Período 7. Direção SE2

                                                                                                                               
                      Ao examinarmos com atenção os mapas de Estrelas Voadoras com esta formação, percebe-se que as combinações individuais de estrelas voadoras não são boas, mas esta estrutura de mapa tem potencial para gerar QI EXTERNO que pode triplicar a boa fortuna dos residentes. Então, estas casas seriam mesmo verdadeiras jóias? É... mas... para isso, é necessário ter a conformação e o apoio correto das formas externas.

     Uma formação de Colar de Pérolas DEVE ser suportada pela presença de uma MONTANHA na FRENTE e ÁGUA ATRÁS da propriedade. Sem estas formas externas, esta formação não é nada mais do que uma simples carta de estrelas voadoras. Se estes fatores externos estiverem presentes, então a propriedade desfruta de boa fortuna, trazendo riqueza, felicidade e saúde. Diante disto, mais uma vez confirma-se a importância das formas externas para o Feng Shui


      Embora tenha o potencial para ser três vezes mais afortunada, esta característica expirará ao término do período. Por exemplo, uma formação Cordão de Pérolas no período 7 (quando ativada pelas formas externas corretas) trará boa fortuna e será auspiciosa durante todo o período 7. Mas no início do período 8 reverterá para um mapa comum (forma  original) e perderá todas as habilidades benevolentes.

POR QUE A FORMAÇÃO DO COLAR DE PÉROLAS É AUSPICIOSA?

          Existem dois tipos de Cordão de Pérolas que podem ser formados Assentamento-Base-Face, como por exemplo: 7-6-5. Neste caso as seqüências em todos os palácios fluem em direção da estrela do assentamento. Ou Face-Base-Assentamento, como por exemplo: 1-7-8. Neste exemplo, a seqüência flui em direção da estrela da face.

          Quando os trigramas estão alinhados, eles geram um harmonioso fluxo de QI. Todo o desejo dos moradores para progredir será facilmente realizado e não será necessário tanto esforço. Se a seqüência flui do Assentamento-Base-Face, o QI é voltado para riqueza. Se a seqüência flui da Face-Base-Assentamento, o QI é orientado para favorecer as pessoas.

ESTES PRINCÍPIOS SE CONFIRMAM NA PRÁTICA?

            Deparei-me com o histórico de uma casa de um cliente cujo mapa do período 7, com direção SE2,  possui formação de Colar de Pérolas. A casa está assentada num terreno com declive atrás. Este declive era seguido por um amplo terreno aberto, sem construções. Portanto, a edificação possuía ÁGUA ATRÁS. Na frente, bem próximo, existe um volume significativo, devido a presença de um prédio de grandes dimensões. Portanto, tem MONTANHA na FRENTE.

         Durante todo o período 7 (até 2004), as finanças da família fluíram muito bem, fato que possibilitou a  construção de um patrimônio significativo. Em 2002 o terreno de trás foi vendido e construído um enorme edifício. As formas externas se modificaram. A casa perdeu a ÁGUA ATRÁS e no seu lugar ganhou uma enorme montanha. A partir deste fato, as finanças da família sofreram um forte abalo, intensificado no decorrer de 2004, justamente na entrada do período 8.

     Portanto, você que vai adquirir um imóvel do período 8 ou construir no atual período, saiba que todos os imóveis com direção para o SE1 possuem Cordão de Pérolas. Mas, antes de desejar esta jóia, avalie as formas externas e tenha consciência que esta jóia perderá seu valor em 2023, ao findar o período atual.

Por Edma Pachêco – Consultora de Feng Shui e Astrologia BAZI - Boletim Kan Yu
Programa para calculo das Estrelas - http://www.fourpillars.net/

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O que é Acupuntura?


A Acupuntura é um conjunto de conhecimentos da medicina tradicional Chinesa que visa harmonizar o individuo e tratar doenças através de agulhas e moxas, além de outras técnicas. Mas como nasceu a Acupuntura?Vamos, num sentido pedagógico, tentar explicar como nasceu e se expandiu esta técnica de terapia tão conhecida hoje.

Um dia os Chineses, como todos os povos, tentaram entender o mundo. Notaram, em principio, que tudo na natureza tinha uma dualidade, ou seja, praticamente nada no universo se expressava solitariamente: temos o dia e a noite, o homem e a mulher, o sol e a lua, o amor e o ódio, o bem e o mal, o claro e o escuro, o interno e o externo e etc.  Tudo, ou quase tudo, apresenta duas faces. Chamaram isto de Yin e Yang.  Aí já podemos começar a fazer uma primeira classificação dos seres humanos: o homem é Yang e a mulher é Yin. Mas mesmo no nosso organismo, de homem ou mulher, podemos aprofundar esta classificação: homens e mulheres podem ser mais Yin ou mais Yang de acordo com sua personalidade ou jeito de ser. No nosso corpo, a parte externa é Yang e a interna é Yin. Temos vísceras Yin e vísceras Yang. Já podemos, com isso, fazer um primeiro diagnóstico, se um indivíduo está com excesso de Yang e deficiência de Yin, ou vice versa, e já podemos tratá-lo harmonizando a parte Yin e Yang.

Mas esta classificação simples não foi suficiente para explicar tudo. Atentaram os chineses, que existe no universo 4 elementos, como os gregos já diziam: Terra, Fogo, Ar e Água. Esses 4 elementos compõem a natureza. Mas os chineses notaram que faltava um elemento importantíssimo, que era a vida, e a vida foi representada pelas árvores, ou seja, madeira. Adotaram, então, a composição do universo de 5 elementos: Ar, que chamaram de Metal, Fogo, Água, Terra e Madeira. 

Estes 5 elementos, ou 5 princípios, têm entre eles relações constantes: eles se originam  reciprocamente e são condicionados uns pelos outros. Seus movimentos realizam um ciclo, ao longo do qual eles se sucedem continuamente.  Existe uma relação de dominação entre estes elementos: A Madeira domina a Terra, a Terra domina a Água que domina o Fogo e este domina o Metal.  Mas existe também uma relação de produção em que  a Madeira produz o Fogo e o Fogo produz a Terra, a Terra produz o Metal e este produz a Água. 

Perceberam também a existência de uma correspondência entre os órgãos humanos e os 5 elementos: O coração, que tem a função de aquecer e bombear o sangue é Fogo, porque produz calor; O fígado tem a função de drenar e regular a energia, pois isto é função da Madeira;  O Baço é origem do nascimento e das transformações,  como a Terra que produz e transforma, então o Baço é Terra; Os Rins, tem a função  de controlar a água, então o Rim é Água.  O Pulmão controla o ar, que é chamado metal pelos chineses, então o Pulmão é Metal. 
Assim, o Rim (Água) alimenta o Fígado (Madeira) que estoca o sangue  e manda para o Coração (Fogo) para aquecê-lo. O calor do coração vai aquecer o Baço (Terra) que transforma a essência dos alimentos e vai para o Pulmão (Metal) que purifica e envia para baixo auxiliando a água dos Rins.

Parece complicado? Pois é mesmo complicado. Pois existem outras relações entre esses elementos que aparecem em momentos de desarmonia gerando doenças que devem ser tratadas com Acupuntura. Mas afinal, como e por quê?

Descobriram também os chineses, ao longo do tempo, que temos pontos no nosso corpo capaz de estimular ou sedar a ação de um órgão doente. Conta-se que alguém percebeu que um indivíduo melhorou de uma dor após um ferimento em outra parte do corpo. Começaram então, os chineses, a estudar pontos que quando estimulados apresentavam uma reação em outra parte a distância do estímulo. Ao longo dos anos e com muito estudo, descobriram centenas de pontos que ligados entre si, formavam canais ou meridianos, diretamente relacionados a órgãos internos. É por esses canais que circula a energia vital e é nesses pontos que o médico acupunturista introduz uma fina agulha a fim de estimular ou sedar, buscando sempre a harmonização da energia que circula em nosso corpo.

Então, quando o paciente chega ao médico, este tem que avaliar, em primeiro lugar, se ele tem deficiência de Yin ou Yang, tem que avaliar, pela sua história, quais as influências dos órgãos entre eles nas situações patológicas.  Assim, quando o Fígado (Madeira) esta doente, pode se transmitir ao Coração (Fogo), porque a Madeira deixa de alimentar o Fogo.  Uma doença do Baço (Terra) pode ter influência no Fígado (Madeira), pois a Terra começa a agredir a Madeira e assim sucessivamente.  

Cabe, portanto, ao médico acupunturista experiente fazer esse diagnóstico, isto é, entender qual o elemento ou órgão que se encontra deficiente ou que está estimulando demasiadamente o outro, gerando uma desarmonia que se expressa em sinais e sintomas. Feita essa interpretação, deve escolher os pontos a serem puncionados, buscando corrigir a desarmonia. 

Dr. Paulo Henriqson Cimirro -  Boletim Kan Yu
CRM 7728
Especialista em Acupuntura
Rua João Teles 524 s 404 – Porto Alegre  - RS
F. (51) 32642905 

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Seu corpo fala: fique atento!

Quando se faz o Feng Shui , as pessoas que vão interagir no e com o local, são a energia mais poderosa. Atenção pois a esse artigo:

A dor de garganta aparece quando não é possível comunicar as aflições e frustrações. Não engula desaforos, mágoas, reclamações. Saiba ter voz, seja uma pessoa assertiva, não precisa brigar! Aprenda a se comunicar e expressar seus pensamentos de maneira clara e objetiva, sem perder a paciência. Se você viver guardando seus sentimentos e pensamentos, uma hora, uma das duas coisas corre: pode ocorrer um problema sério na região da boca e garganta (saúde) ou você estoura e diz de uma vez só, tudo o que pensa, com raiva e ressentimentos e acaba magoando todos ao redor. Procure não acumular fatos. Assim que ocorrer algo que te desagrade, você pode chamar a pessoa que o magoou e dizer: eu admiro esta característica sua. Comece sempre com algo positivo daquela pessoa. E quando for “reclamar”, reclame de um fato, de uma atitude, não da pessoa. Diga: Não gostei quando você fez isso, pois me senti assim...  Um bom líder sabe se comunicar. Elogia pessoas em público e crítica fatos em particular.

O resfriado escorre quando o corpo não chora. Chorar alivia, então chore sempre que sentir vontade. No passado, a pior crença repassada por nossos antepassados era: homem de verdade não chora. Então muitos homens guardaram tão profundamente suas dores e sofrimentos que acabaram cedo com sua saúde e morreram antes do tempo. Precisamos tirar um momento para rir, chorar, brincar, viajar, fazer exercícios físicos, dançar, curtir a vida. Equilíbrio! E lembre-se: chorar de vez em quando, é natural, faz bem e só mostra que você tem sensibilidade e não tem medo de mostrar suas emoções.

O estômago arde quando as raivas não conseguem sair, quando algo acontece e você não aceita, não consegue digerir o fato. Ache uma válvula de escape, grite, dê soco no travesseiro, escreva tudo num papel e queime, pratique um esporte, lute boxe, ache uma maneira de extravasar as emoções, faça terapia. E se possível, elimine as pessoas “nocivas” na sua vida. 

O diabetes invade quando a solidão dói. Mas estar sozinho é sempre uma escolha, então abra-se para o mundo. Não espere receber amor primeiro, aprenda a dar e receberá de volta. Se todos pararem e esperarem o outro dar o primeiro passo, não haverá mais amor no mundo. 

O corpo engorda quando a insatisfação com o mundo aperta. Aprenda a aceitar as coisas como elas são, não seja exigente demais com você, nem com o mundo. Relaxe! Deixe a ansiedade desaparecer... O mundo é perfeito exatamente como é. E se sua frustração refere-se a resultados obtidos, sabia que você pode estar bem mais próximo(a) dos seus sonhos do que imagina. Tenha paciência, nada é impossível e o amanhã pode ser bem melhor, dê mais uma chance para você e seus sonhos. Antes de comer algo, pergunte-se: estou com fome de que? Se não for uma fome física e sim algo emocional/espiritual, não tente resolver com a comida. Coma o que desejar, mas apenas quando estiver com fome e esteja presente quando mastigar, foque no agora. Ao invés de engolir desesperadaramente na frente da TV sem sentir o gosto da comida, saboreie cada mordida, sinta o sabor, cheire, feche os olhos, sinta a textura dos alimentos na sua boa e tenha gratidão a ele. Se você conseguir fazer isso, seu metabolismo funcionará perfeitamente e tudo que não for necessário, seu corpo expelirá. 

A dor de cabeça aparece quando as duvidas aumentam e aparecem as críticas. Surge um desconforto como se você estivesse vivendo um problema sem saída. Relaxe, ore, medite, converse com alguém, peça ajuda! Confie mais em você e na vida. Acalme-se, tenha mais fé, creia mais em você e em Deus. Como dizem os orientais: se um problema tem saída, resolva! E se não tem, por que se preocupar tanto? Neste caso, aceite-o!

Problemas na coluna indicam que você tem a sensação de que há pessoas ao seu redor que dependem de você. É como se você não quisesse, mas sente que tem que carregar o mundo nas costas, pois acha que os outros são incapazes de resolver seus problemas sem a sua ajuda. Isso não é verdade! Todo mundo tem a capacidade para resolver as coisas. É você quem acha isso, então liberte-se desta crença. Acredite mais nos outros. Cada um tem o direito de viver a vida como deseja, não queira impor seu modo de viver a outros. Aceite as diferenças, afinal você também quer ser aceito(a) exatamente como é, não é mesmo? 

O coração para quando o sentido da vida parece terminar. Mantenha seu coração sadio, procure pontos negativos em fatos passados e atuais. Dê mais sentido aos fatos. Você já reparou que tudo tem seu lado positivo? Basta saber procurar... E sempre tenha planos ousados e divertidos para o futuro, isso o manterá vivo e “motivado”, com o coração leve e saudável. 

A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável. Ninguém consegue manifestar perfeição, pois é impossível até mesmo defini-la. Quem poderia citar o que seria mundialmente considerado perfeito? Aceite-se e aceite o mundo exatamente como ele é. Pare de querer controlar tudo. São as diferenças e as pequenas imperfeições que fazem do mundo um lugar tão maravilhoso... Isto vale para seu corpo também. Aceite-se exatamente como é, seu corpo é o templo da sua alma. Se existir algo que queira mudar em seu corpo, faça; mas não deixe que sua felicidade e amor próprio dependam disso. Se você está num relacionamento e seu parceiro(a) não está satisfeito com seu corpo, mude de parceiro. Afinal, você é muito mais maravilhoso e especial do que seu corpo físico. Você é a auto-manifestação de Deus na terra. E pode ter certeza: existem muitas pessoas que gostariam de estar com você! Para você ser completamente amado e aceito por alguém, comece se aceitando e se amando e isso ocorrerá naturalmente. 

As unhas quebram, os cabelos e a pele perdem a força e o brilho quando as defesas ficam ameaçadas. E isso acontece quando você está se sentindo deprimido, sem vontade de seguir além... Se estiver com depressão, procure os amigos, familiares e/ou ajuda médica. Deseje melhorar, leia bons livros, assista a programas divertidos, instrutivos e/ou inspiradores, tenha um tempo só pra você, faça coisas de que gosta,ria em frente ao espelho,  divirta-se! Insira mais diversão na sua vida, isso só depende de você! 

O peito aperta quando o orgulho escraviza. Você não é vítima do mundo. Ninguém é, a menos que se coloque nesta posição. Para todo ditador, existe um ou vários submissos. Não tenha pena de você, pelo contrário, orgulhe-se de ser a pessoa que é. Encontre características positivas suas. Se estiver difícil, pergunte a amigos e familiares, pode ter certeza de que você ficará muito feliz com o feedback deles. E escreva num caderno para se lembrar e comece a fazer as suas anotações positivas sobre você, as pessoas e fatos ao redor. 

A pessoa enfarta quando sente a ingratidão e estresse. Procure não exigir tanto das pessoas. Quando fizer algo pequeno, médio ou grande por alguém, não espere algo em troca. A pessoa pode não retribuir da maneira que você deseja e você envenena seu coração com raiva e sentimento de frustração e ingratidão. Na maioria das vezes a pessoa nem imaginava o quanto isso era importante pra você, é a sua visão que coloca este peso. Não deixe que suas exigências de como os outros devem se comportar atrapalhe a sua saúde e felicidade. Você pode ter feito coisas que magoaram muitas pessoas e você nem imagina. Perdoe SEMPRE! E perdoe-se! 

A pressão sobe quando o medo aprisiona. Mas medo de que? Muitas vezes o medo é irracional. A menos que você esteja realmente numa situação perigosa (perdido em alto mar, sem socorro á vista, seu avião caiu no meio da Amazônia e você está perdido, sozinho e machucado, etc...) a menos que a adrenalina gerada seja algo que pode te ajudar a reagir corretamente numa situação de emergência, acalme-se! Faça a pergunta: E se este fato que eu receio realmente venha a ocorrer, qual é a pior coisa que poderia me acontecer? Faça as pazes com todas as possibilidades. Se você não tem controle sobre algum fato, solte-o! Entregue à Deus, ore, medite, relaxe... E entregue ao universo. Cuidado com os 15 minutos antes de dormir, não tenha medo do amanhã, confie de que tudo ocorrerá da melhor maneira, entregue o problema à Deus e durma bem. Muitas vezes ao acordar, o problema terá diminuído ou até desaparecido, pois muitos dos nossos medos são irreais. 

As neuroses paralisam quando a"criança interna" tiraniza. Quando você repetidamente não consegue realizar sonhos e projetos importantes, acaba se frustrando, sente que não tem controle ou que o mundo está contra você. Neste momento, tudo parece ser um empecilho, você vê um mundo perigoso e injusto e se sente como uma criança sozinha e desamparada, despreparada para lidar com as situações. Mas você não é mais uma criança, é um adulto e tem força e capacidade para resolver e realizar qualquer coisa que deseja, procure ajuda, mude e seja feliz! Muitas pessoas procuram remédios físicos quando na verdade precisam mudar suas atitudes, pensamentos e sentimentos. 

A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade. Se sua temperatura subiu, você está se sentindo sem forças para lidar com as situações. Não se compare com outras pessoas, não pense que só você tem problemas ou que existem pessoas sortudas e pra você, nada dá certo. Isso não é verdade! Todos temos problemas, o que muda é como os encaramos e resolvemos. Você é capaz de resolver qualquer situação. Dê uma chance para você e seus sonhos grandiosos... Não seja tão exigente, deixe que tudo ocorrerá no tempo de Deus. Equilibre seu organismo, equilibrando suas emoções. 

O câncer se instala quando a pessoa guardou mágoas e rancores por toda uma vida. É como se aqueles sentimentos estivessem comendo a pessoa de dentro pra fora. É por isso que não adianta curar apenas com remédios, é preciso aprender a perdoar as pessoas, principalmente a si mesmo e seguir em frente, vivendo no presente, com planos concretos para o futuro. Perdoar é um processo, pode levar tempo, mas nada é tão belo e transformador do que o perdão, ele liberta a alma, a pessoa se renova e se cura. 

Autor desconhecido. 

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Uma benção.


Encontrar um bom professor é uma benção. Quando eu era jovem encontrei um velho homem que me ensinou um pouquinho de Kung Fu, que infortunadamente não me foi suficiente. O que foi mais importante para mim, no aprendizado,  foi a orientação que ele me deu para o estudo da metafísica. Ele me perguntou se eu gostaria de aprender  alguma formulas secretas. Eu respondi  “É claro que sim!”.

Ele sorriu e falou: “ Estude os livros com seu coração, não com seus olhos. Escute os ensinamentos com seu coração, não com seus ouvidos. Pratique com sua mente analítica, não faça nada só com sua memória. Faça perguntas e você sempre terá a resposta mesmo se você não ouvir nada de mim”.

Bem 90% do que eu sei veio dos livros. Os restantes 10% são anotações dos 90%. Algumas vezes meu professor não respondeu minha pergunta. Aí eu percebi que eu não estava preparado para perguntar. Quando eu estava preparado eu não fiz a pergunta por que a resposta  estava sempre no meu coração.

O que foi mais inesperado de meu professor foi isso: Não me agradeça com palavras. Faça seu agradecimento no coração, sem palavras. Pratique e ensine com seu coração e essa é a gratidão mais profunda que eu poderei ter de você.

Master Joseph Yu  - http://fsrcenter.blogspot.com/


terça-feira, 9 de agosto de 2011

"House Cleaning" Caboclo.


Eu fiz o curso Casa Natural com o Solano. É aproximadamente  a versão brasileira do House Cleaning aplicado em outras partes do mundo. Eu gostei, aplico em minha casa e consigo bons resultados. Vamos ver um resumo parcial :

Com as benzedeiras, o arquiteto aprendeu: “O que vale para o corpo vale para a alma. Se a pessoa usa o boldo para desintoxicar o fígado, liberar a raiva e a mágoa, ele serve também para a casa, pois nada está separado”. É por isso que ele propõe às pessoas que façam regularmente a desintoxicação do corpo e da casa. Mas atenção: “É preciso limpar para depois abençoar. Não se pode abençoar um lugar que está sujo, estragado, cheio de raivas e de mágoas. É como se não tivesse espaço para a bênção se assentar. Então, é preciso primeiro fazer a limpeza física com os produtos usados pelas nossas avós. A segunda é a limpeza mais sutil das raivas e mágoas, das coisas ruins”.

Para limpar a casa, faça um chá de boldo: “Deixe algumas folhas em infusão na água quente ou fervente, até exalarem o seu perfume e qualidades. Depois é só molhar o pano de chão e passar por toda a casa. O alecrim, tônico cardíaco, pode muito bem levar amorosidade e alegria para casa quando transformado em chá, também por meio de infusão. Se para o corpo a hortelã é vermífugo, também limpa os pensamentos e sentimentos negativos impregnados na casa. Por exemplo: numa casa em que as pessoas vivem brigando, têm mágoas e raivas, o chá dessa erva é uma receita para ser aplicada diariamente na limpeza.

Para purificar o ambiente, pode ser usado o carvão vegetal e um pouco de sal grosso dentro da água. “Esses elementos são absorventes. Coloque, então, atrás de uma porta, nos cantos dos quartos e depois de três dias descarte em terreno baldio ou no lixo orgânico.”
A laranja – considerada como um pequeno Sol – e a mexerica também são aliadas na limpeza do ambiente. Basta deixar de molho a casca dessas frutas por 15 minutos e o perfume já começa a exalar, depois é só borrifar na casa. “A água benta das benzedeiras é feita com a casca da mexerica, pois ilumina a vida e elimina as sombras”. Pode passar na nuca, no pescoço, nos pulsos e na barriga.

Depois de limpar a casa, tem que abençoar. “É hora, então, de intensionar o ambiente com as qualidades desejadas, como cura, união da família, tudo o que a casa está necessitando no momento.”

O tratamento da casa pode ser feito também com música, aromas, cores, plantas, flores, ramalhetes e arteterapia, entre outros.

Do artigo de Dea Januzzi sobre o Arq. Carlos Solano - www.carlosolano.com.br

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Carta Parental - boa em todos os períodos.


Repito a postagem sobre a Carta Parental porque ela tem aparecido com muita freqüência neste período 8.  Essa carta tem uma característica peculiar em todos os palácios, ou seja, as estrelas são 1, 4 e 7; 2, 5 e 8 ou 3, 6 e 9.  Observando bem, vamos notar  que cada conjunto tem suas especificidades que são as seguintes: 1, 4 e 7, são as primeiras estrelas de cada ciclo; 2, 5 e 8, as segundas, e 3, 6 e 9, as terceiras.

Os números 1, 4 e 7 são correspondentes em cada ciclo. O número 7 tem um relacionamento íntimo com o número 4 e com o número 1.   Os números 2, 5 e 8, também têm um relacionamento bastante íntimo entre eles.  E o 3, 6 e 9, a mesma coisa.  Em cada um dos palácios existe uma estrela de cada ciclo, portanto teremos que uma das estrelas pertence ao ciclo corrente, atualmente do Ciclo Inferior.  Em qualquer palácio vamos ver um  número 7, ou 8 ou 9 que são representantes do Ciclo Inferior e esses representantes em cada palácio podem transformar as outras estrelas em estrelas úteis.  Estas referidas estrelas no momento não são oportunas, mas poderão ser utilizadas, porque se tornam úteis quando estão na presença de um representante do ciclo corrente.  Em outras palavras, o 7 faz com que o 4 e o 1 sejam usáveis; o número 8 faz com que 2 e 5 sejam úteis, e o 9 faz com que o 3 e 6 sejam utilizáveis.  Então nessa carta todas as estrelas acabaram se tornando úteis, isso quer dizer que elas não serão nocivas, só que algumas estrelas continuam sendo poderosas e outras não, mas todas as estrelas vão ter uma natureza mais carinhosa, mais suave e mais cuidadosa ao satisfazer as necessidades.  O lado positivo de cada estrela vai aparecer mais para estar influenciando as pessoas, e não o lado negativo, o lado ruim. No entanto, se elas forem atacadas pelas formas, vão trazer as coisas ruins. O Mestre Joseph Yu ressalta que as piores formas são as pessoas.  Se as pessoas têm uma mente doentia isso vai ativar o Qi ruim das estrelas.

Essa carta é completamente diferente de todas as outras.  Nas demais cartas nós teremos estrelas boas e estrelas ruins, mas nesse tipo de carta todas as estrelas são praticamente boas.  Essa carta é muito boa e ela permanece boa em todos os ciclos, mas isso não garante que uma casa que tenha essa carta sempre seja boa, porque depende da forma. Como já foi dito, se as formas não forem favoráveis a carta não é nada.  As formas são mais importantes do que a carta.  O mais importante é que a pessoa esteja vivendo num ambiente bonito e adequado, isto é que é o básico.

Sintetizando, podemos dizer que na “Seqüência de Pais” cada palácio tem o representante correspondente do Ciclo Superior, do Ciclo Médio e do Ciclo Inferior. Esse diagrama tem o Qi dos três ciclos fluindo suavemente através da casa e isso vai prevalecer sobre a estrutura desfavorável do Shang Shan Xia Shui e Fu Yin.  Entretanto, não nos esqueçamos, as estrelas devem ser apoiadas pelas formas adequadas.Nesse tipo de carta todas as estrelas serão utilizáveis em todos os períodos.

Resumindo as palavras de Máster Yu, essa carta tem em cada setor três energias que seriam como avô, pai e filho e se uma ou mais energias são ruins ela estarão todo o tempo sob o controle dos mais velhos e ficarão sempre com comportamento adequado.

Arq. Sonia Silva Gomes - baseada em um curso de Master Joseph Yu.