Translate

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pense no Feng Shui como uma ciência não como Design de Interiores



Feng Shui não é design de interiores. Ok, eu disse isso. Eu realmente sinto  alívio em ver isso escrito em uma página. Algumas vezes eu tentei dizer isso diretamente, mas acho que eu fiz um rodeio em torno da questão por muito tempo, de modo a não excluir ou ofender. Certamente existem alguns designers de interiores que estão familiarizados com o Feng Shui e alguns de seus conceitos básicos. Há até mesmo aqueles que são estudaram  Feng Shui e incorporaram  um design de interiores depois de usar os métodos tradicionais de leitura de Feng Shui de uma casa. E, certamente, há profissionais de Feng Shui que pode ser designers de interiores ou que tenham um bom olho para design, mas não é a mesma coisa.

Fui chamada para fazer consultas de Feng Shui em casas que foram magnificamente decoradas, mas ainda tem necessidades vitais de remédios de Feng Shui. Eu tenho estado em casas onde se pode  questionar  sobre as escolhas da decoração dos habitantes, mesmo reconhecendo que o Feng Shui é muito bom lá. Feng Shui não é apenas sobre o que se vê. Certamente, é uma parte da equação, da idéia da criação de ambientes esteticamente agradáveis que proporcionam um conforto psicológico e físico para os moradores. Não há dúvida de que as pessoas tendem a se sentir confortáveis num ambiente  bem decorado, limpo e  organizado. Porem  mesmo que sua casa não seja um modelo para Casa Claudia ou alguma outra revista de decoração você pode ter um ambiente com auspicioso  Feng Shui. 

Feng Shui é uma  ciência e  uma prática antiga que já existe há milhares de anos. É complexo e cheio de detalhes . Não é uma moda passageira,  nem é simplesmente sobre a pintura das paredes de uma determinada cor ou mover  algumas peças de mobiliário de lugar.

Ann Covell - fengshuinaturally.com/blog/

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Escolhendo o Dia da Mudança – Parte III


Neste último artigo sobre a Escolha da Data da Mudança vamos passar a vocês uma informação importante:

Você  se mudou  numa data não propicia e seu negócio não está indo bem.
A mudança para sua casa também não foi feita na data adequada e as coisas não vão indo tão bem.

O Feng Shui te dá a chance de recomeçar  de uma forma simples e o que você deve fazer é o seguinte:

Para o negócio: escolha uma propicia que não se choque com a data de nascimento da pessoa mais importante da empresa. Em seguida recomende aos funcionários que dêem uma boa ordem e limpeza no ambiente ( a desordem bloqueia o fluir das energias).

Para uma residência a providencia é exatamente a mesma: ordem e limpeza e a escolha da data propicia que não se choque com a data de nascimento do dono ou dona da casa.

Agora ao redor do meio dia repita o procedimento da postagem anterior com os animais dos três reinos, os brindes e tudo mais. Para quem for vegetariano usar o seguinte:

Comida do céu: qualquer fruta que venha de em uma árvore
Comida da terra: qualquer alimento que cresça sob a terra tais como cenouras ou batatas.
Comida da água: qualquer tipo de alga

As janelas devem ser abertas para deixar entrar a energia. Faça então a cerimônia com muita música e alegria. A idéia é que as pessoas participem do evento e se unam mais tendo mais energia do céu, da terra e da água.

Todos sentirão a mudança da energia e a diferença que isso faz.

Arq. Sonia Gomes baseada em anotações de um curso de Master Joseph Yu.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Escolhendo o Dia da Mudança – Parte II


Se escolher um dia de acordo com a  fórmula do  sol então vai fazer um pouco mais. Como já fez os quatro cantos, desta vez não precisa. Desta vez vai ter que preparar comida e a comida tem que vir do céu, da terra e do mar. Na China normalmente a comida da terra era um leitão assado. Para a empresa eles usam um grande leitão. Um leitão inteiro assado. Para uma família pequena um leitãozinho serve. Isso é comida da terra. A comida do ar é simplesmente um frango. Embora hoje em dia as galinhas não voem, podem ser usadas por que elas têm asas. Cozinhe a galinha. Pode ser qualquer tipo de galinha. E do mar, é claro, um peixe. E pode ser um peixe inteiro, com cabeça e rabo. Você pode cozinhar da forma que preferir. Então tem um porco, um peixe e um frango. Pode chamar os amigos da família para participar desta cerimônia. É só  para ter certeza que você tem comida para todo mundo.  Você coloca uma mesa no palácio da face e coloca a comida na mesa. Usa copinhos de vinho. Pode ser vinho branco, saque, uísque, vinho tinto. Você escolhe um copo para o céu, a mesa deve ficar de frente para o palácio da face, de frente para a face. E quando faz a cerimônia você também tem que ficar de frente para a face. Você quer convidar o bom chi para entrar na casa, por que com a ajuda do sol agora a energia está mais forte. Então você escolhe um copo de vinho para o céu e vira no chão. Então escolhe um copo de vinho para a terra e dá aquele brinde para as pessoas. Então a cerimônia simples está completa e vocês podem aproveitar a comida. E deve ser feito num clima de compartilhar. As pessoas devem compartilhar essa alegria. Podem fazer o máximo de barulho possível e estar mais ativos o possível.  Em outras palavras você vai estar ativando ainda mais o chi ali e depois disso a casa vai ter elevado o seu nível de chi. E as pessoas vão conseguir o melhor do céu, da terra e das pessoas.   Vocês podem usar qualquer calendário dos dez mil anos disponível no mercado. A idéia é só escolher  a melhor data para este propósito. E aqueles que sabem usar esse calendário podem baixar a partir do meu site, armazenar em seu computador e usar a qualquer momento.

Anotações de Arq. Sonia Gomes de um curso de Master Joseph Yu.

sábado, 14 de maio de 2011

Escolhendo o Dia da Mudança - Parte I

Então escolhemos o dia para um começo de negocio ou para  mudar para uma casa. A respeito de mudar para uma casa é que simbolicamente você tome posse da casa naquele dia e numa hora auspiciosa. Em relação à hora é importante que ela não ofenda o dia. Quando você houver escolhido, por exemplo, um dia yin, então não pode fazer na hora shen, que está em conflito com yin, mas a hora pode também estar em conflito com o ano. Por que a hora e o ano não estão intimamente relacionados. Tudo o que tem que evitar é que a hora esteja em conflito com o dia. Então você simplesmente escolhe uma hora adequada para fazer esse trabalho. É obvio que se puder estudar o mapa de quatro pilares da pessoa vai ser capaz de escolher o melhor dia e hora para fazer isso.

Quando você se muda para uma casa a mobília pode vir depois, mas as pessoas devem estar lá para declarar a ocupação da casa. Declarar a ocupação desta casa é ir até essa casa, tomar um copo de água, para permitir que a água saia das torneiras. Quer dizer quando a água está borbulhando, significa que você está vivendo na casa agora. Você está começando a viver e ocupar aquela casa. Naquele dia e naquela hora você tem que abrir todas as janelas para permitir que o chi entre. Para uma casa isso é suficiente, mas é claro que você pode fazer melhor. Tradicionalmente as pessoas usariam arroz e vinho de cereais. Na China nós usamos o vinho feito de arroz. Bom, você pode usar até uísque, que também é feito de um cereal. Qualquer coisa que venha de uma semente. Mas não deve usar vinho tinto por que ele vai manchar o chão. E o que você vai fazer é ir até os quatro cantos da casa e virar um pequeno copo de vinho no canto e tambem use seus dedos para pegar um pequeno punhado de arroz e jogar no chão. Faça isso nos quatro cantos. Também é bom se puder carregar um sino que vai gerar um bonito som de metal e badale o sino nos quatro cantos. É claro que pode usar um prato de metal para fazer o som. Isto é para pacificar o 5 amarelo na casa. O 5 amarelo não gosta de ser perturbado, pois era uma casa vazia. Quando se muda para lá, você perturba o 5 amarelo. Então você anuncia que vai viver nesta casa e pacifica o cinco amarelo. Por isso se fazem todas essas coisas nos quatro cantos da casa.

Se há espíritos na casa eles sabem que essa agora é a sua casa e vão embora. Os espíritos que perambulam ocupam as casas vazias. Os espíritos que vagueiam são espíritos de pessoas mortas. Eles têm que ir para onde eles pertencem. Mas alguns deles podem se enganar e continuar na terra. E eles têm medo das pessoas. Não gostam de ir onde as pessoas estão. Vão encontrar casas vazias, templos, igrejas e vão ficar ali, mas agora que você vai viver nessa casa tem que dizer a eles que agora a casa é sua e eles vão sair. É necessário  fazer todas essas coisas na casa para ter certeza que a casa está limpa. E o cinco amarelo não vai se sentir perturbado. É por isso que você precisa do sino. O vinho e o arroz são coisas tradicionais usadas. É simplesmente um anuncio de que você vai viver naquela casa para que os espíritos tenham tempo de sair e o 5 amarelo não se sinta perturbado. E isso vai ser tudo quando você se mudar para uma casa. Então você escolhe um dia adequado e faz a cerimônia antes de se mudar. Então se você vai pintar uma casa também deve escolher um dia para fazer isso. Mas a maior parte das vezes você não vai ter que esperar muito. Então pode fazer isso em qualquer dia, então escolha um dia para repetir essa cerimônia quando já  estiver morando lá. A primeira vez que você faz isso é somente para pacificar o 5 amarelo e deixar os espíritos irem embora. A segunda vez que faz isso, de acordo com a fórmula do sol, é para trazer fama e fortuna para as pessoas. Então vai fazer isso duas vezes. A primeira vez que faz isso deve ser simples assim. A família deve estar lá e você espalha o arroz e o vinho nos quatro cantos. Badala o sino e isso tem o objetivo de pacificar o 5 amarelo e mandar os espíritos embora.

Anotações por Arq.Sonia Gomes de um  curso de Master Joseph Yu .

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Como acalmar ou estimular seu adolescente usando o Feng Shui


Mães e pais que gostam de Feng Shui e tem filhos provavelmente já se perguntaram como usar o Feng Shui para harmonizar o quarto de seus filhos adolescentes. Esse período especial merece atenção e recomendações específicas do ponto de vista do Feng Shui.

A vida humana, como tudo na natureza, passa por ciclos, e cada período desse ciclo tem suas particularidades do ponto de vista energético. Bebês e crianças pequenas estão no início de sua vida no corpo físico, e carregam muita energia yang-dinâmica. Por isso, estão sempre se movimentando, fazendo barulho, e crescendo. Já pessoas idosas, aproximando-se do fim do ciclo vital, tem um predomínio da energia yin-passiva. Por isso, movimentam-se menos e fazem tudo com mais lentidão.

Os adolescentes estão na fase do ciclo em que deixam de ter o predomínio do yang e rumam ao equilíbrio entre yin e yang da maturidade, mas ainda oscilam muito entre as duas polaridades. Num extremo, estão aqueles mais rebeldes, agitados, impulsivos, excessivamente contestadores. São os que tendem ao desequilíbrio de yang. No outro extremo, estão os melancólicos, excessivamente tímidos ou deprimidos. Estes tendem ao desequilíbrio do yin.

Vejamos, então, como o Feng Shui pode ajudar a acalmar ou estimular seu filho ou filha adolescente, com a aplicação dos cinco elementos chineses nos ambientes.

Se o seu adolescente tende a ser excessivamente yang, evite em seu quarto a presença muito marcante dos elementos Fogo e Árvore (também conhecida como Madeira). O Fogo instiga, estimula, agita, e a Árvore está associada à impulsividade, à competitividade e à agressividade. Então, nada de cores muito quentes, como vermelho, laranja ou rosa pink, formas pontiagudas ou velas acesas, todas associadas ao Fogo. Evite também todos os tons de verde e os tons mais claros de azul, e as formas verticais alongadas, associadas à fase Árvore. Os tons bem clarinhos de qualquer cor tendem a ser energeticamente neutros, e estão liberados.

Mas se o seu filho ou filha adolescente tende a ser excessivamente yin, evite o excesso das categorias Água e Metal em seu quarto. A Água acalma e refresca, mas também está associada ao medo e à sombra, aos sentimentos ocultos, e pode deprimir. O Metal leva a pensar, avaliar, julgar, e pode fazer o adolescente se tornar excessivamente rigoroso consigo mesmo, hesitante ou até auto-destrutivo. As formas sinuosas, a cor preta e os tons mais escuros de azul estão associados à Água, e devem ser evitados nestes casos. As formas circulares e as cores branca e cinza, bem como os tons metálicos, como dourado e prateado, estão vinculados ao Metal, e não devem predominar no quarto do adolescente yin.

Seguindo o mesmo raciocínio, o Fogo e a Madeira podem ajudar a estimular o yang nos adolescentes com desequilíbrio yin, bem como a Água e o Metal podem ajudar a tornar mais yin os adolescentes com equilíbrio yang.

Uma dica: se você tem dois adolescentes de polaridades opostas dividindo o mesmo quarto, use as cores adequadas na roupa de cama de cada um, ou em objetos próximos ao local onde cada um permanece por muitas horas.

E faltou falar do quinto elemento, a Terra. Na metafísica chinesa, ela está associada ao centro, ao eixo e à própria Terra. Como representa o equilíbrio e a estabilidade, pode ser usada por todos os tipos de adolescentes. A Terra é representada pela cor amarela e por todos os tons terrosos, desde o bege até o marrom, passando pelo caramelo. Os objetos sólidos, pesados e com formato quadrado, horizontal, também estão vinculados a esta categoria energética.

Agora você já sabe como decorar o quarto dos adolescentes. Então, mãos à obra, e depois conte pra gente qual foi o resultado.

Arq. Aline Mendes (www.alinemendes.com.br)  no  www.portalabsoluta.com

quarta-feira, 4 de maio de 2011

A importância de fazer o Feng Shui antes de comprar um imóvel.


O grande interesse recente pelo Feng Shui e a enorme quantidade de informações disponível, fornecendo dados contraditórios confunde as pessoas. Na realidade é muito importante uma assessoria profissional de Feng Shui antes da compra  porque conseguimos harmonizar imóveis, mas alguns  não têm conserto. 

É importante também o  histórico desse imóvel: 
• Quem usava esse imóvel?
•  Porque mudou?
• O casal se separou?
• Os sócios brigaram?
• Alguém morreu? De que?
• Existe um histórico de doenças graves no local?
Quanto mais se puder saber, melhor.

Muitas vezes o cliente me procura para consulta a respeito da compra ou locação de um imóvel. Isso me permite uma verificação das energias antes que o negócio seja efetuado e dá ao cliente uma vantagem inicial muito grande, permitindo que ele saiba se o local é adequado ou não para seu negocio ou para moradia de sua família.

Há porem um senão: muitas vezes o cliente pede essa análise inicial, mas não segue a orientação fornecida, fazendo a opção pelo imóvel inadequado. Repetindo um exemplo real anteriormente citado:  um casal de clientes brasileiros mudou para os Estados Unidos e após algum tempo lá resolveu comprar uma casa. Mandaram dois endereços de casas para análise e com o Google Earth e as informações que eles me forneceram, foi possível fazer uma boa análise inicial. Uma casa era bastante boa e a outra era muito ruim. Essa ruim foi a que eles compraram. Na análise inicial os pontos mais importantes eram:

• Centro do imóvel: A combinação de energias do centro do imóvel, 2 (Terra) e 3 (Madeira) não é boa. Madeira ataca Terra e essa combinação é chamada de “chute do búfalo”, um choque de energias que predispõe a brigas, processos judiciais e doenças.

Conseqüências: Perderam ações que estavam na justiça, com prejuízos. Uma pessoa da família teve problemas com a lei. Tiveram também problemas com doença e o casal se separou.

• Setor Norte: Nesse setor está a fachada principal ou Ming Tang do imóvel. A combinação de estrela 6 (Metal) e 8 (Terra), em si, é muito boa, em termos de prosperidade. Entretanto, nesse setor da fachada, a estrela da Água 8 (Terra), responsável pela prosperidade, gera a estrela da Montanha 6 (Metal), responsável pelas pessoas. Isso significa que os habitantes terão mais estímulo para gastar dinheiro, o que vai exigir mais atenção nesse aspecto. Essa influência é agravada pela estrela da Água boa 8 (Terra) que é controlada pela estrela 3 (Madeira) do Tempo, fazendo com que as pessoas da casa encontrem mais dificuldade para fazer dinheiro. Em resumo, a boa combinação 6 e 8 fica enfraquecida pela influência da casa.

Conseqüências: as pessoas ganharam bastante dinheiro, mas gastaram muito mais do que deviam. Muita tensão foi gerada em função das dívidas. Os remédios indicados pelo Feng Shui para o equilíbrio foram colocados apenas parcialmente .

O cliente que pede o Feng Shui  e não o segue, age como se fosse  ao médico, pagasse a consulta, não tomasse o remédio nem seguisse as indicações e depois saísse falando que o médico não era bom. Nem sempre dá para se corrigir as más combinações e se os outros fatores como o destino e as ações das pessoas não ajudam também, nem um bom consultor consegue operar milagres.

Para meus clientes essa consultoria prévia é feita graciosamente, desde que depois eu faça  a Análise Total do Imóvel .

Sonia Gomes - Arquiteta e Consultora de Feng Shui.