Translate

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Feng Shui para o Hemisfério Sul – A Grande Questão


O Hemisfério Sul é diferente do Hemisfério Norte em muitos aspectos. As quatro estações são completamente diferentes. Quando é Primavera no Norte, temos Outono no Sul; quando eles tem o Verão no Norte, nós temos o Inverno no Sul. Além disso, devido à rotação da Terra, existe o Efeito Coriolis que faz as correntes do oceano girarem no sentido horário no Sul enquanto este movimento é anti-horário no Norte. A princípio, parece lógico que os métodos que empregamos no Feng Shui devem ser modificados quando praticados no Hemisfério Sul.

Diferentes Níveis de Feng Shui

Existem muitos níveis de conhecimento do Feng Shui. Se as técnicas do Feng Shui devem ou não mudar para se adequar ao Hemisfério Sul depende de qual nível você está falando.

Nível Superficial: Lida com frio e calor, seco e úmido e talvez com as direções do vento. 
Este nível lida com nada mais que o senso comum. Nosso senso comum nos diz que gostaríamos de construir casas para receber a maior quantidade de luz solar possível. Então no Hemisfério Norte nós gostaríamos de possuir casas de frente para o sul enquanto no Hemisfério Sul de frente para o norte, porque a energia quente vem do sul no H.N. e do norte no H.S. Isso é sabedoria ancestral, que ainda se mantém verdadeira hoje. Neste nível, nós confirmamos que algumas modificações deveriam ser feitas quando praticamos Feng Shui no Hemisfério Sul.

Nível de Estilo: Tornou-se moda falar do Ba Gua. Trata-se do octógono com o Norte designado a energia da água, o Sul designado a energia do fogo, o Leste e Sudeste designados a energia da madeira, o Oeste e Noroeste designados a energia do metal, o Sudoeste e Nordeste designados a energia da terra. No Hemisfério Norte nós podemos explicar de maneira bastante convincente porque tais energias são encontradas nessas direções. Isso não faz sentido para as pessoas abaixo do equador. Então parece razoável modificar o Ba Gua para ter a água vindo do Sul, fogo vindo do Norte, madeira vindo do Leste e Nordeste, metal vindo do Oeste e Sudoeste, terra vindo do Noroeste e Sudeste. Por causa do Efeito Coriolis, até o Ba Gua deve girar na direção oposta no Hemisfério Sul! Quando você planeja um jardim parece que as energias casam muito bem com essa hipótese. Claro que nós esperamos que nossas plantas recebam mais luz do Sol (energia do fogo) do Norte.

Parece que para estes dois níveis de Feng Shui, nós realmente precisamos de modificações para se adequar ao Hemisfério Sul.
Isso é tudo superficial!

E se eu vivo na Tasmânia e há a floresta no oeste e uma montanha nevada no norte? Eu vou pensar duas vezes antes de decidir para onde minha casa deve estar voltada. De fato, então eu terei que construir minha casa de acordo com as condições climáticas locais para um bom Feng Shui. Isto é senso comum. Quando se fala em senso comum, não faz diferença se você está no Hemisfério Norte ou Sul. Nós ainda temos que usar o senso comum.

Vamos então subir nosso padrão para o Feng Shui no nível de estilo. Sim, o Ba Gua! Ele deve ser modificado para se adequar ao clima do Hemisfério Sul! Alguma objeção?
Espere um segundo. E se o mar está no norte, e um deserto no sul? A energia da água não vem do norte e o calor do sul? Como nós vamos modificar o Ba Gua então? Onde há um desejo há uma solução. Nossos espertos e estudiosos professores de Feng Shui podem utilizar muitas e muitas modificações para se adaptar a cada localidade. Não é lindo?
Bem, se o Ba Gua é apenas um octógono com os cinco tipos de energia associados a cada um dos oito lados, um grande SIM é a resposta. Ninguém se oporá a desenhar um mapa em formato de octógono com diferentes setores marcados com linhas contínuas e interrompidas, ou palavras como Céu, Água, Montanha, Trovão, Vento, Fogo, Terra e Lago. Com o intuito de obter estilo nós podemos chamar a isso de Ba Gua. Por que não? Há alguma violação de direitos autorais ou marca registrada?
Se é desta maneira que tratamos o Ba Gua, então haverá infinitas versões diferentes do Ba Gua, não apenas duas! Mas (e é um grande MAS) o Ba Gua não é isso.
Vamos falar do próximo nível.

Nível Pseudo-profundo: Alguns “professores” de Feng Shui propõe que nós não temos que mudar apenas o Ba Gua, nós temos que modificar o Luo Shu, as fórmulas da Escola das 8 Casas, as fórmulas das Estrelas Volantes, os 3 Ciclos e 9 Períodos, o ano tem que começar em agosto, etc. etc. Isso é Feng Shui tradicional ortodoxo modificado para servir ao Hemisfério Sul. É chamado de Escola do Sul. Uau! Uma escola com S maiúsculo.
Escola do Hemisfério Sul não tem fundamento. Por que digo isso? Para responder a
De onde vem o Chi (ou Qi)?

Os Antigos Chineses diziam que o Chi vem do Céu, da Terra e do Homem. O fundamento da Filosofia Chinesa é que Céu e Homem podem se combinar para formar uma entidade. Céu, Terra e Homem na verdade significam, em uma palavra, Universo.
Os Antigos Chineses sabiam que o Chi vem do Universo!
O quão grande é nossa Terra comparada ao Universo?
Nossa Terra é um grão de poeira no Universo.
Como o Chi do Universo alcança a Terra?
Existe uma fórmula para calcular a localização de vários tipos de Chi alcançando a Terra em um determinado tempo? Sim. Esse é o fundamento do Feng Shui. A fórmula é o Luo Shu e suas derivações. Essas derivações são chamadas de diagramas das Estrelas Volantes ou Voadoras. A Escola das 8 Casas, que é uma versão simplificada, também possui fórmulas derivadas do Luo Shu. Supõe-se serem estes presentes do Céu, recebidos e não criados por nossos ancestrais. As lendas assim nos ensinam.
É apenas uma bonita coincidência a energia fogo estar localizada no sul para pessoas vivendo no Hemisfério Norte. É também um belo mal-entendido que o Ba Gua seja um mapa da energia local derivada dos climas locais. Se os proponentes da Escola do Sul tivessem uma melhor compreensão da Cultura e Filosofia Chinesas, não teriam proposto seu superficial entendimento ou desentendimento dessa Arte Oriental.

Por Joseph Yu - do blog de Aline Mendes - http://www.alinemendes.com.br/textos/textos-feng-shui/feng-shui-para-o-hemisferio-sul-joseph-yu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.