Translate

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Fora com o Velho, no Ano Novo!



Tradições do Ano Novo Chinês

A chegada do Ano Novo de acordo com o Calendário Solar - correspondente ao movimento do sol, geralmente costuma ser em torno de 4 de fevereiro a  cada ano. Se for de acordo com o Calendário Lunar - correspondente ao movimento da lua, então cai na segunda Lua Nova após o Solstício de Inverno, que pode ser qualquer dia dentro de janeiro ou fevereiro de acordo com o Calendário Gregoriano.

O chinês tradicionalmente vê tudo a partir da perspectiva de San Cai - o conceito de Tian, Di e Ren; ou Céu, Terra e Homem / Homem, como sendo "San Cai Zhi Dao" - o Dao / Caminho das Três Habilidades ou Poderes. Para que tudo seja auspicioso, o Qi / energia entre esses três aspectos deve fluir harmoniosamente em todos os momentos.

Antes da chegada do Ano Novo, vários rituais serão realizados levando em consideração esses três aspectos:

Céu (Tian Cai) - O impacto do tempo no nosso destino. Todos nós nascemos com nosso próprio padrão único de Qi/ energia, que passa pelo tempo sendo submetido ao impacto de diferentes tipos de Qi/ energia - especialmente a mudança no novo Qi / energia trazida pelo Ano Novo. É sempre uma boa ideia dar uma olhada no seu próprio horóscopo do destino nesta época do ano, para ver o tipo de sorte ou desafios que o Ano Novo trará.

Terra (Di Cai) - O impacto do tempo no nosso espaço / ambiente. Isso é feito através do estudo do Feng Shui de nossa própria casa e também do local de trabalho. Quando um edifício foi concluído, incorporou a essência do Céu, da Terra e do homem :  Qi humano, assim adquiriu seu próprio padrão único de Qi energia, que também passa pelo tempo sendo submetido ao impacto de diferentes tipos de Qi energia, e da mudança no novo Qi está sendo trazida pelo Ano Novo. Este é um bom momento para descobrir que tipo de indicações existem para possíveis fortunas ou  acontecimentos não muito bons, para as pessoas, que residem e trabalham nos vários espaços.

Ser Humano (Ren Cai) - Este é o aspecto mais importante dos três, pois este é o papel principal que você desempenha em termos de como tudo em sua vida vai se desenrolar, tomando decisões corretas e escolhas informadas, e por fim tomando as medidas apropriadas no momento e lugar certos.

Antes do Ano Novo Chinês chegar, o chinês tem uma lista de tarefas muito abrangente de acordo com o lema "Out with the Old! In the New! ":

  • Limpe o ar - Reconcilie-se com amigos, colegas e membros da família sobre reclamações, argumentos e desentendimentos, para que todos entrem o Ano Novo com um piso limpo
  • Limpe a casa e o local de trabalho - Os chineses acreditam que o pó, a sujeira e o lixo deixam o Qi / energia ruim. Uma boa limpeza completa de cima para baixo, dentro e fora é da maior importância. Este é um momento muito bom para se livrar de itens que são inutilizáveis, e dar ou reciclar itens não usados por mais de dois anos ou que você comprou e nunca vai usar. É muito importante livrar-se de qualquer lixo antes do Ano Novo chegar. Nenhuma varredura ou limpeza é feita nos primeiros 3 dias do Ano Novo, então o novo Qi/ energia pode ficar e beneficiar as pessoas dentro do espaço.
  • Limpe as dívidas - Pague qualquer débito incorrido antes do Ano Novo chegar. Da China antiga até hoje, um par de lanternas vermelhas são exibidas fora da porta da frente antes da véspera de Ano Novo, uma indicação de que a casa é livre de dívidas e os credores estão pagos.
  • Novos itens pessoais - Todos na casa terão o cabelo cortado, (homens)  e bem preparados antes da chegada do dia de Ano Novo. Novas roupas, meias e sapatos são comprados para a ocasião, especialmente para as crianças, de preferência em vermelho, que é considerado uma cor auspiciosa que atrai bom Qi / energia.
  • Símbolos propícios - Decore o espaço com flores frescas tais como  narciso, azálea, flores de ameixa, orquídeas, bambu da sorte, etc. Recorte em papel vermelho e dourado e aos  pares com as palavras "Felicidade", "Longevidade", "Boa Saúde", "Boa Fortuna" ... ditos auspiciosos e símbolos.
  • Véspera de Ano Novo - Reunião familiar para festa da entrada do ano.

Master Teresa Hwang - Consultora de Feng Shui  http://www.teresahwang.com/articles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.