CLICK HERE TO TRANSLATE THE BLOG TO YOUR LANGUAGE!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Remédios de Feng Shui - O que é Terra Móvel?

Temos o apogeu (fase 5) do Fogo, da Água, do Metal e o apogeu da Madeira. Mas eu não falei do apogeu da Terra, só falei de 4 Elementos.
A Terra não é um quinto elemento ela é, na realidade, a mistura de dois outros, de dois em dois.
Quando a gente desenha os 5 elementos, normalmente fazemos assim: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Porque é mais fácil de ver tanto o Ciclo de Geração como de Controle.
Numa Lo Pan você tem Fogo no Sul e Água no Norte. Madeira no Leste e Metal no Oeste. Você não encontra Terra na Lo Pan. Porque a Terra representa o centro, a Terra é o ponto sobre o qual você se apóia, é o ponto focal para onde a energia converge. Na alimentação e na Medicina Chinesa, a Terra sempre representa o eixo do equilíbrio.
Dêem uma olhada aqui quando você caminham no Lo Shu. Eu quero ir da Água para Madeira, eu passo pela Terra. Depois, para ir pro Metal, eu passo pela Terra. Para ir pro Fogo, passo pela Terra. A Terra é sempre o caminho de passagem. Sempre eu tenho Terra entre dois elementos.
Se você olhar na tabela dos animais vai ver que entre Madeira e Fogo, tenho uma porção de Terra. O chinês chama três meses de Inverno, Primavera, Verão e Outono. Só que os últimos 18 dias de cada uma dessas estações, são chamados de Entre-estações e são regidos pela Terra.
Por que 18 dias? – Eu tenho 365 dias dividido por 5 elementos vai dar aproximadamente 73 dias pra cada elemento. Então, eu tenho 3 meses, que são aproximadamente 90 dias, quando eu divido esses 73 por 4, eu tenho a Terra regendo os últimos 18 dias de cada Estação, e cada Estação tem 73 dias.  Então, tenho 73 dias regidos pelo Metal e 18 dias de Terra, 73 dias regidos pela Água e 18 de Terra. 73 dias regidos pela Madeira e 18 de Terra. 73 dias regidos pelo Fogo e 18 dias de Terra.
Esses 18 dias de Terra são chamados de Entre-Estações.
Terra do Búfalo é a mistura da Água do Inverno com a Madeira da Primavera.
Terra do Dragão é uma mistura da Madeira da Primavera com o Fogo do Verão.
Terra da Cabra é uma mistura do Fogo do Verão com o Metal do Outono.
Terra do Cachorro é uma mistura do Metal do Outono com a Água do Inverno.
Na realidade quando eu quero Terra, eu posso colocar Água + Madeira, Madeira + Fogo, Fogo + Metal ou Metal + Água.
Terra Móvel (Búfalo) = Água + Madeira. Porque tanto a Água como a Madeira são móveis.
Planta Aquática é Terra. Quando eu ponho uma planta aquática num lugar eu não estou pondo nem Água nem Madeira, estou pondo Terra Móvel.
Terra Quente (Dragão) = Madeira + Fogo.
Terra Rígida (Cabra) = Fogo + Metal.
Terra Fria (Cachorro) = Metal + Água.
Cada um desses animais representa a armazenagem de uma energia. Por exemplo: o Dragão é a Terra que contém a Água, por isso ele é um Lençol Freático. São duas análises diferentes que têm usos diferentes. Como o momento em que ele representa a mistura da Madeira com o Fogo. Mas, o próprio Dragão é uma armazenagem de Água. Prestem atenção para não confundir as duas coisas
Se eu tenho um lago no 8, o ideal seria ter Madeira + Fogo, que seria a Terra Quente. Se eu não posso pôr Fogo, vou pôr Madeira + Fogo. Coloco no lago plantas aquáticas vermelhas.
Se eu quero estimular um 8 com a própria Terra, eu poderia colocar Madeira + Fogo, que equivaleria a Terra Quente.
Ø  Por que vou colocar Terra Quente no 8 – Porque não vou colocar Terra Úmida. Porque eu preciso de Fogo para estimular a Terra 8. A Terra Úmida .
Vamos imaginar que por um motivo qualquer eu precisasse de Fogo pra esse 8. Ficaria muito melhor Madeira + Fogo do que Madeira + Água, que seria Terra Úmida. E o 8 não pede umidade, pede calor. Vamos imaginar que eu tivesse um jardim e precisasse fazer alguma coisa para o 8, então poderia colocar Madeira + Fogo e teria Terra Quente.
Ø  Combinação 5-9, se eu colocar uma Terra Quente, adianta? – Não, porque estou estimulando o 5, estou deixando a Terra mais quente ainda.
Por que a gente coloca a Água da Paz? A gente põe Metal mais Água. Estamos colocando umidade na Terra. Estamos deixando a Terra 5 mais úmida. Temos Terra Fria. A Terra 5 já está aquecida pelo 9 e portanto, infértil. Daí, usar a Água da Paz.
Fora de um espaço eu coloco um estímulo e não uma cura para as estrelas. Estrelas se cura dentro do espaço.
Vamos imaginar que eu quero estimular um 8 Água. Eu abro a janela, por exemplo. Mas também posso pôr uma fonte no jardim em frente à janela. Também posso pôr uma fonte dentro. A fonte de fora não é uma cura, é um estímulo para o 8. Não adianta nada colocar a fonte do lado de fora e manter a janela fechada. Se eu puder colocar a fonte do lado de dentro, a janela deve ficar aberta também, para ficar mais yang ainda. No caso de uma porta de entrada, quanto maior a quantidade de energia que eu tenho fora maior a quantidade de energia que eu tenho dentro. Então vou pôr a fonte lá fora, se for possível, desde que alguém entre por essa porta, então. Eu não posso estabelecer como regra se é melhor fora do que dentro, depende do uso.  
 De um curso de Silvia Sacramento  - www.mingtang.com.br