Translate

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Aspectos e Formas em Feng Shui – parte 2

Formas e Estrelas


Montanhas podem ser classificadas como Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Na maioria das vezes, forma e aparência decidem o Wuxing da montanha, mas Wuxing pode ser indicado também pelo esquema de cores e por outras características.

Forma e aparência são, portanto, somente uma parte do espectro de Wuxing e é muito difícil encontrar algum aspecto físico sob algum Wuxing exclusivo sem encontrar indicação para outras propriedades de Wuxing ao mesmo tempo.

Uma montanha achatada (plana) pode vir sob a fase Terra, mas quando uma montanha com aparência Terra é vermelha, a cor vermelha é uma indicação forte para a presença do Qi Fogo também. Geralmente, a forma e a aparência se sobrepõem à cor.

Montanhas atuam como influência ambiental sobre as Estrelas na carta das Estrelas Voadoras. Outras características ambientais, tais como elevações, edifícios e estruturas físicas dominantes também influenciarão as Estrelas na carta das Estrelas Voadoras relativamente ao Wuxing que representam. Forma e aparência no interior (da edificação) serão classificadas também de acordo com Wuxing.

A forma Fogo pode ser qualquer objeto com aparência triangular ou piramidal ou a qualquer objeto afiado ou pontiagudo. Ainda, nós não podemos observar a aparência ou forma Fogo e apenas com isso afirmar que o Fogo é bom ou ruim. Este objeto será favorável ou desfavorável dependendo de fatores como tempo, a Estrela que ela (a forma) encontra e a intensidade do relacionamento mútuo. Por exemplo, uma forma Fogo pode nutrir uma Estrela Terra, tal como as Estrelas 2, 5 e 8. Uma forma Fogo pode controlar uma Estrela Metal, como as estrelas 6 e 7, mas resta ser visto se será auspicioso ou não. Não podemos observar uma influência do Fogo sobre uma estrela Metal e disto concluir que o efeito será consequentemente indesejável, porque nós necessitamos ainda distinguir entre a influência e efeito. Apenas uma leve influência do Fogo sobre uma Estrela Metal pode induzir o melhor na Estrela Metal, que dificilmente se sentirá suprimida mas especialmente mostrará resultados.

Uma influência do Wuxing Fogo pode ser positiva ou negativa sobre qualquer Estrela também devido ao princípio do Belo e do Feio. O que é bonito e o que é feio é relativo à medida que às vezes será objetivo e às vezes será subjetivo, mas na percepção do Feng Shui o que é bonito ou feio é compatível com o consenso geral. Beleza exala bom Feng Shui.

Conseqüentemente podemos estabelecer uma infinidade de resultados apenas relacionando Cinco Transformações e 9 Estrelas num processo da avaliação infinito e que necessita de suas habilidades de fazer distinções.

Nós discutiremos as relações (in)auspiciosas entre Wuxing das formas e as 9 estrelas em comparação às considerações do Período 8 e refletiremos sobre influência e efeito, quando nós devemos também refutar termos tais como ‘ciclo de controle’, ‘ciclo de destruição’ e assim por diante, simplesmente porque levaremos nosso nível da compreensão além disso.


Reflita sobre formas exteriores que influenciam Dragões da Montanha e Dragões da água e tenha em mente que nós necessitamos examinar completamente os arredores, incluindo outras formas da paisagem - águas e canais - e considerar a Estrela Anfitrião que está na companhia das Estrelas Visitantes. Sem a cuidadosa avaliação da Forma e Qi, oportunidade (tempo) e Uso, sem avaliar simultaneamente também a influência da direção, localização, trajeto, distribuição do Qi, intensidade, repetição, volume e assim por diante, o que segue nas páginas seguintes será particularmente simplista.

Nós encontramos uma abundância de indicações efetivas em Feng Shui, a maioria, entretanto pressupõe o conhecimento de todos os fatores que resultaram nessa indicação eventual. Onde quer que você veja o termo ‘auspicioso’, inicialmente nós supomos Forma e Qi adequados, oportunidade,uso apropriado e formas bonitas na companhia de Estrelas favoráveis. Então para ‘inauspicioso’, nós supomos primeiramente Forma e Qi inadequados, tempo inadequado, uso impróprio, formas feias e a companhia de Estrelas nocivas ou de qualquer outro tipo de Sha. Nós necessitamos ainda ler nas entrelinhas – e aumentar – as indicações efetivas.

Mestre Heluo – www.heluo.nl            Traduzido por Riceles Araújo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.