Translate

domingo, 15 de julho de 2012

Viagem à China - Parte IV



A Grande Muralha

Como o principal motivo de minha viagem à China era visitar Xi'an e eu gostei demais, deixei de falar na Grande Muralha. Ela  foi criada também por Qin Shi Huangdi que unificou a China em 221 AC e cujo túmulo é guardado pelos guerreiros de Xi'an. A muralha quando completa tinha em torno de 5.000 km. Ela sobe por montanhas altas, atravessa desfiladeiros e milhares de homens morreram na sua construção.

Sua principal função era proteger a China dos povos "bárbaros" que viviam ao norte do país, mas apesar de imensa, majestosa, não foi eficiente sendo transposta pelos mongóis no sec  XIII e no sec XVII pelos manchus.

Ela está destruída em grande parte, mas fomos num local chamado Mutianyu, um dos quais ela está restaurada, perto de Pequim. É uma obra majestosa e impressionante, tendo em média 7 metros de largura e tambem de altura.

Em Mutianyu as montanhas são muito lindas e naquele dia estavam envoltas numa neblina mágica que, de alguma forma, nos transportava no tempo.

A subida até o trecho que visitamos é num teleférico como em estação de esqui. A descida pode ser do mesmo modo ou de tobogã. Meu marido optou pelo tobogã.

Faz pensar o fato de que, ao longo da historia da humanidade, muros e muralhas pouco podem diante da determinação de seres humanos: o da China e o de Berlim são exemplos disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.