Translate

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Viagem a China - Parte III


De Beijing fomos a Xi'an, a cidade dos guerreiros de terracota conhecidos no mundo todo. Até agora foram desenterrados 7.000 guerreiros, cada um diferente do outro, modelado à imagem de um soldado ou oficial do exército de Qin Shi Huang Di, primeiro imperador da Dinastia Han. Há tambem cavalos, em tamanho natural e varios carros de combate, esses com  4 cavalos, em escala reduzida. Todos estavam ali guardando a tumba do Imperador. As primeiras estatuas foram descobertas por acaso em 1974, por camponeses que escavavam um poço. Estima-se que 700.000 homens trabalharam durante durante 36 anos na construção da tumba e execução das estatuas.


Tudo isso é conhecido, mas o que eu senti lá foi inesquecivel: a impressão que eu tive foi de ouvir e sentir a respiração,o coração de cada um daqueles guerreiros e tambem de que, a qualquer momento, a ordem de "Ordinario marchem" poderia ser dada por um dos oficiais e aquele exército sair marchando. Fiquei emocionada a ponto de chorar e até agora meus olhos se enchem de lágrimas ao pensar naquele lugar.


A tumba de Qin Shi Huang Di fica próxima ao local de escavações, pelo menos é o que é dito e tambem que será escavada brevemente. Essa pelo menos foi a informação que tivemos, mas eu duvido muito que isso aconteça porque eles não vão mexer na tumba e correr o risco de perturbar o Feng Shui Yin e o sono do Imperador. As coisas estão indo tão bem na China e eles tem tanto orgulho disso que tem receio de mexer e algo mudar.


Outra coisa interessante é que eu pensei que ia encontrar um lugarejo ao lado da escavação e o lugarejo tem 8.500.000 de habitantes É uma cidade bonita e moderna, com um aeroporto enorme, de dar inveja em nós, brasileiros, com esses aeroportos feios, pequenos e abarrotados de gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.