Translate

sábado, 9 de junho de 2012

Viagem à China - Parte I



A coisa que mais impressiona na China é que tudo é GRANDE, MUITO GRANDE. O que é antigo e o que é moderno é igualmente grande. Isso significa que tem que se andar muito e  as viagens entre as cidades tem que ser feitas de avião, porque as distancias são muito longas.

A China tem grandes areas planas onde, na maior parte das vezes se planta arroz e da qual ela é a maior produtora mundial. Foi lá basicamente que entendi o que sempre aprendi sobre Feng Shui, mas não era tão claro na minha mente. Como uma civilização agrícola  depende-se básicamente do vento e da água que ele traz, daí feng=vento e shui=água. Reter a agua significa riqueza para quem vive da terra.

No campo pode-se ver tambem os bichos que fazem parte do horóscopo , fazendo parte da vida dos chineses. Por exemplo, a terra molhada onde se planta arroz é arada pelo búfalo.

Há muitos rios e as historias ligadas a eles são muito importantes, como por exemplo a do  cavalo-dragão que saiu do Rio Amarelo e que tinha os trigramas  desenhados no dorso. Outros grandes rios dão tambem sua contribuiçao e algumas vezes nos encantam com sua beleza natural como o Rio Li, em Guilin. Foi lá que parte do filme Avatar foi filmado.

As construções e a antiga civilização nos fascinam e a China moderna nos assombra. Vou fazer postagens dos diversos locais onde fui, semanalmente. Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.