Translate

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O Manual da Faxina de Fim de Ano

Dei uma entrevista para a jornalista Mayra Lopes, da revista "Atrevidinha", destinada à pré- adolescentes. Baseada nela Mayra escreveu esse artigo.

Fim de ano é hora de colocar as coisas no lugar e recomeçar. Aproveite as férias para redescobrir seus armários, se livrar do que não serve mais e fazer espaço para coisas novas que você quer comprar! A primeira lei que você deve ter em mente é a do ‘desapego’. Não adianta guardar aquele sapato 34 se seu pé cresceu! Pode colocar ele de lado! E não se preocupe, a Atrevidinha também pensou em várias opções super legais do que você pode fazer com o que não serve mais. Confira!

Em grupo
Tá certo, fazer faxina pode não ser a coisa mais legal do mundo e por isso você acaba enrolando as férias todas e não encara seu armário e suas gavetas. Para encontrar um pouco de motivação, que tal combinar com as suas amigas e seguir as dicas desse manual? Vocês podem até combinar um dia para se ajudarem! E no final, montar um bazar com todas as coisas que vocês deixaram de lado e ainda faturar uma graninha! Com certeza depois de ter tudo em ordem, você vai se sentir melhor e ganhar vários pontinhos com seus pais! Vamos lá! Mãos à obra!

Por onde começar?
Dependendo da bagunça que estiver seu quarto, você não vai terminar todo o trabalho em um dia só. E não faz mal! Melhor estar bem descansada quando for dar um jeito em tudo. Se não, o efeito pode ser o inverso. Você vai acabar colocando suas coisas de qualquer jeito de volta no armário e todo o trabalho indo por água a baixo.

Armário de Roupas
O primeiro passo é separar tudo aquilo que não te serve mais ou que esteja muito velho. Quando for guardar tudo de volta, tente deixar todas as roupas de forma visível, assim você vai poder sempre ver o que tem! Isso é importante para não bater a ‘crise do guarda-roupa’, quando você tem a impressão de que não tem nada de legal para vestir. Na verdade têm, elas estão apenas escondidas!

Gavetas de calcinhas e meias
Elástico gasto, calcinha velha! Para as meias, a regra é a mesma. Não tem nada mais irritante que dormir com uma meia que fica saindo do pé! Se jogar muitas fora, tente repor comprando algumas novas.

Livros, CD’s, material escolar...
A regra do desapego serve aqui também! Se você tem revistas de muito tempo que não serão mais úteis, separe. O mesmo serve para os livros escolares de anos anteriores. Os que estiverem sendo usados devem ser separados por categorias (literatura, ciências, matemática...) e colocados de uma forma que você veja o assunto deles, sem precisar tirar tudo quando estiver procurando por um livro.

Perfumes, cremes...
Antes de tudo, verifique se os prazos de validade. Principalmente os protetores solares devem ser jogados fora quando passar a data indicada na embalagem. Isso feito, tente separar seus produtos em famílias: cremes corporais com cremes corporais, perfumes com perfumes, protetores com protetores... assim, quando você for buscar o que quer, já sabe onde está!

Mantendo a ordem
Uma dica barata e simples para manter a ordem é ter um cesto para colocar as roupas sujas. Mas não basta ter o cesto, você deve usá-lo. Ao pegar uma roupa para vestir, se você mudar de idéia, a peça deve voltar para o guarda-roupa ou ir para o cesto!

Reforma completa
E que tal mudar tudo de lugar? Claro que para isso você vai precisar da ajuda de alguém. Confira algumas dicas de Feng Shui – uma técnica chinesa para harmonizar ambientes – para deixar seu quarto ainda mais aconchegante.
- Nunca coloque sua cama, principalmente a cabeceira, encostada na parede divisória com o banheiro.
- A cabeceira deve estar encostada numa parede sólida, não numa janela.
- Não se sente de costas para a porta para estudar.
- Prefira cores suaves para as paredes.

O que fazer com o que você não vai mais usar?
E agora você tem um monte de coisa separada e não sabe o que fazer com elas, certo? Vamos às opções:

Caridade
Aquelas roupas, bolsas, sapatos que não servem mais para você mas ainda estão em bom estado, podem ir para alguma instituição de caridade que você conheça. Se não conhecer nenhuma, pergunte na sua escola ou para alguém próximo. Mas tente doar para instituições sérias. Se tiver dúvidas, procure outra.

Recicle
Se for jogar fora, pense em separar o que der para reciclar, como revistas e cadernos velhos, potes de creme vazios... Se não souber onde tem lixeiras seletivas, pergunte para sua mãe se existem os caminhões de lixo reciclável no seu bairro. Se não existir, certamente em algum parque ou até mesmo na sua escola, deve ter! Informe-se!

Bazar
Agora que você e suas amigas já colocaram tudo no lugar no quarto, chegou a hora de montar um bazar com as coisas que vocês selecionaram. Lembrem-se, separem para o bazar apenas aquilo que esteja em boas condições! Principalmente se for roupa.
Passo número 1 – Separar e etiquetar
Separar tudo por categorias. Todas as roupas, bolsas, assessórios em geral vão para um canto, enquanto livros, revistas, CD’s para outro. Daí coloque em cada produto uma etiqueta com um preço. Lembre-se de que o produto já está usado, então o preço não pode ser muito alto. Tente não passar dos 10 reais. E claro, coloque algumas promoções – como revistas por um real, por exemplo – para atrair as clientes!
Passo número 2 – Quem convidar?
Convide pessoas que vão se interessar pelo o que você está vendendo. Suas amigas da escola, do prédio... Você pode fazer convitinhos fofos, indicando lugar e horário e anunciando o que vai vender. Atenção para não marcar seu bazar no mesmo dia do aniversário de uma convidada!
Passo número 3 – Onde fazer e o que servir?
Veja com suas amigas qual a casa ou prédio que seja mais prático. Se tiver um quintal ou uma garagem, pode ser o ideal, já que alguns salões de festa pedem antecedência para marcar alguma coisa. Prepare alguns agrados para suas convidadas. Sucos e balas são uma boa opção e não são muito caros!

Jornalista Mayra Lopes - http://pagandoopato.wordpress.com

Consultora/Fonte: Sonia Gomes – Arquiteta

Um comentário:

  1. Oi mãe! Que chique hein... matéria em revista! Quando começa não para mais. A Dora deve ter amado você numa revista com o Justin Bieber na capa! rsrsr Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir

Favor enviar e-mail para resposta.