Translate

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A Origem do Qi (Energia Vital)


Qi do Céu

Este é o Qi produzido pelo movimento dos corpos celestes. Em sua viagem pelo espaço, expande e contrai, move-se em espirais, em círculos, em linha reta. Alcança a atmosfera terrestre atuando sobre as nuvens, modificando as condições climáticas - o clima é um componente do Qi do Céu. Transforma-se em contato com a superfície da terra e das águas, muda seu curso quando encontra ambientes quentes ou frios.Apresenta-se com diferentes características de acordo com a época e o local. Toda essa dinâmica afeta gradualmente a Terra e as pessoas. Seus efeitos podem ser percebidos sobre uma grande área ou sobre um pequeno espaço confinado por paredes e teto. Pode afetar uma cidade, um bairro ou uma simples residência. É chamado de Qi Primordial.

Qi da Terra

Os campos magnéticos e gravitacionais emanados pelos corpos celestes são responsáveis pelas alterações da forma da superfície terrestre. Estes efeitos podem levar horas, meses ou séculos para se manifestar. Tomemos como exemplo a Lua, que num curto período de doze horas modifica as grandes massas de água dos oceanos. Montanhas, vales, rios, desertos, florestas e edificações banhados pelo Qi do Céu, emanam vibrações que afetam a nossa disposição e bem-estar. Este é o Qi da Terra. Podemos tomar como exemplo – bem geral – da influência do Qi da Terra sobre o ser humano, o fato de que pessoas vivendo em regiões montanhosas tendem a possuir uma atitude mais obstinada. São leais e honestas. Como as montanhas, são constantes em suas opiniões e valores. Por outro lado, pessoas vivendo próximas a grandes massas de água ‘seguem o fluxo’. Suas atitudes são fluidas e flexíveis e estão abertas a mudanças. O campo magnético que envolve o planeta é um componente do Qi da Terra. O Qi de uma edificação é determinado pela orientação magnética e pela data de sua construção. Campos eletromagnéticos produzidos por linhas de transmissão de alta-voltagem ou por antenas de comunicação perturbam o Qi da Terra e afetam em certa medida a nossa saúde. Encontrar o equilíbrio entre os elementos naturais é um dos objetivos do Feng Shui.

Qi do Homem

Ao nascermos, em nossa primeira inspiração, a mistura do Qi do Céu com o Qi da Terra, presentes no ambiente, penetra nosso corpo e junta-se ao Qi recebido através do cordão umbilical e ao recebido pelas células que formam o embrião – óvulo e espermatozóide. Este é o Qi Humano, singular e único. A data de nascimento de uma pessoa é uma fonte importante de informações para uma consulta de Fengshui. O Qi do Homem indica como a sua força vital é compatível com a de outra pessoa ou com o seu ambiente. O consultor de Fengshui tem como objetivo ajustar o Qi do ambiente para melhor favorecer o Qi da pessoa. Condições ambientais e sociais, humor, crenças, valores e outros aspectos da personalidade podem, em certa medida, afetar o Qi pessoal.

Arq. Riceles Araujo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.