Translate

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Como acalmar ou estimular seu adolescente usando o Feng Shui


Mães e pais que gostam de Feng Shui e tem filhos provavelmente já se perguntaram como usar o Feng Shui para harmonizar o quarto de seus filhos adolescentes. Esse período especial merece atenção e recomendações específicas do ponto de vista do Feng Shui.

A vida humana, como tudo na natureza, passa por ciclos, e cada período desse ciclo tem suas particularidades do ponto de vista energético. Bebês e crianças pequenas estão no início de sua vida no corpo físico, e carregam muita energia yang-dinâmica. Por isso, estão sempre se movimentando, fazendo barulho, e crescendo. Já pessoas idosas, aproximando-se do fim do ciclo vital, tem um predomínio da energia yin-passiva. Por isso, movimentam-se menos e fazem tudo com mais lentidão.

Os adolescentes estão na fase do ciclo em que deixam de ter o predomínio do yang e rumam ao equilíbrio entre yin e yang da maturidade, mas ainda oscilam muito entre as duas polaridades. Num extremo, estão aqueles mais rebeldes, agitados, impulsivos, excessivamente contestadores. São os que tendem ao desequilíbrio de yang. No outro extremo, estão os melancólicos, excessivamente tímidos ou deprimidos. Estes tendem ao desequilíbrio do yin.

Vejamos, então, como o Feng Shui pode ajudar a acalmar ou estimular seu filho ou filha adolescente, com a aplicação dos cinco elementos chineses nos ambientes.

Se o seu adolescente tende a ser excessivamente yang, evite em seu quarto a presença muito marcante dos elementos Fogo e Árvore (também conhecida como Madeira). O Fogo instiga, estimula, agita, e a Árvore está associada à impulsividade, à competitividade e à agressividade. Então, nada de cores muito quentes, como vermelho, laranja ou rosa pink, formas pontiagudas ou velas acesas, todas associadas ao Fogo. Evite também todos os tons de verde e os tons mais claros de azul, e as formas verticais alongadas, associadas à fase Árvore. Os tons bem clarinhos de qualquer cor tendem a ser energeticamente neutros, e estão liberados.

Mas se o seu filho ou filha adolescente tende a ser excessivamente yin, evite o excesso das categorias Água e Metal em seu quarto. A Água acalma e refresca, mas também está associada ao medo e à sombra, aos sentimentos ocultos, e pode deprimir. O Metal leva a pensar, avaliar, julgar, e pode fazer o adolescente se tornar excessivamente rigoroso consigo mesmo, hesitante ou até auto-destrutivo. As formas sinuosas, a cor preta e os tons mais escuros de azul estão associados à Água, e devem ser evitados nestes casos. As formas circulares e as cores branca e cinza, bem como os tons metálicos, como dourado e prateado, estão vinculados ao Metal, e não devem predominar no quarto do adolescente yin.

Seguindo o mesmo raciocínio, o Fogo e a Madeira podem ajudar a estimular o yang nos adolescentes com desequilíbrio yin, bem como a Água e o Metal podem ajudar a tornar mais yin os adolescentes com equilíbrio yang.

Uma dica: se você tem dois adolescentes de polaridades opostas dividindo o mesmo quarto, use as cores adequadas na roupa de cama de cada um, ou em objetos próximos ao local onde cada um permanece por muitas horas.

E faltou falar do quinto elemento, a Terra. Na metafísica chinesa, ela está associada ao centro, ao eixo e à própria Terra. Como representa o equilíbrio e a estabilidade, pode ser usada por todos os tipos de adolescentes. A Terra é representada pela cor amarela e por todos os tons terrosos, desde o bege até o marrom, passando pelo caramelo. Os objetos sólidos, pesados e com formato quadrado, horizontal, também estão vinculados a esta categoria energética.

Agora você já sabe como decorar o quarto dos adolescentes. Então, mãos à obra, e depois conte pra gente qual foi o resultado.

Arq. Aline Mendes (www.alinemendes.com.br)  no  www.portalabsoluta.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.