Translate

sábado, 28 de agosto de 2010

Feng Shui - Curso Básico

Lição Zero : alguns Termos Comuns

Chi ou Qi: Em Chinês esta é a palavra “ar”. A dificuldade da língua Chinesa está em que uma simples palavra possui um significado intrínseco diferente em contextos especiais. Em Feng Shui, qi é como energia, mas freqüentemente de natureza não-orgânica. É uma energia que flui no espaço. Nossos cinco sentidos podem perceber a existência do qi.

Sheng qi: Energia vital vibrante. Quando observamos um lugar repleto de vida, ele está repleto de sheng qi.

Sha qi: Energia mortal ou energia nociva. Quando sentimos que estamos sendo atacados por alguma coisa invisível, estamos sentindo a existência de sha qi.

Feng shui: A tradução literal de ‘feng’ é ‘vento’ e de ‘shui’ é ‘água’. No Livro dos Enterros de Guo Po: “Qi é disperso pelo vento e retido pela água”.

Qi neste contexto se refere a sheng qi. Ele é disperso pelo vento, mas é retido pela existência de água. Feng shui é, portanto, o estudo de como selecionar um local livre do ataque de ventos que dispersam o qi e que se mantenha vibrante pela presença de água.

Dragão: O dragão é uma criatura legendária. Na China, o dragão simboliza o Imperador. Em Feng Shui, ele simboliza a energia vital que existe sobre a terra. Sua existência pode ser percebida nas cadeias de montanhas. Também pode ser percebida pelos rios e cursos d’água. Montanhas são chamadas de ‘dragões da montanha’ enquanto que os cursos d’águas são chamados de ‘dragões de água’. Montanhas e cursos d’água bonitos são dragões vibrantes capazes emitir sheng qi. Montanhas e cursos d’águas feios são dragões doentes ou mesmo mortos e são capazes de emitir sha qi.***

Master Joseph Yu - tradução do Arq. Riceles Araujo Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.