Translate

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O Feng Shui para Avaliação da Paisagem.

Feng Shui é um estudo multidisciplinar que envolve conhecimentos de astronomia, geografia, ecologia, arquitetura, psicologia, estética, entre outros. O ponto fundamental deste estudo é identificar o ambiente natural ideal para receber e manter o Sheng qi 生气, energia vital, conforme ensina o Zang Shu 葬 書, Livro dos Enterros(inicialmente o Feng Shui foi usado para encontrar o melhor lugar para uma tumba, uma vez que os chineses acreditam que essa localização iria influenciar a vida dos descendentes do morto):

"O Qi cavalga o vento e se dispersa, mas é retido quando encontra água."
Os antigos o coletavam para impedir sua dissipação, e o guiavam para assegurar sua retenção.

Cinco fatores determinam a escolha de um local adequado, seja para construir uma residência, seja para sepultar um morto. São eles:

Long 龙, Dragão – representa a região a ser avaliada em busca do local ideal. Este é o fator mais significativo, pois abrange uma grande área com morros, cadeias de montanhas, vales, depressões. De modo geral se refere ao relevo. A relação entre as diversas partes da paisagem demonstra as forças naturais ali presentes. As idas e vindas, os altos e baixos do corpo do dragão (relevo) são levados em consideração, pois o local selecionado deve ter o suporte (proteção) de um bom dragão e, também, receber o “sopro de energia vital”.

Sha 砂, Solo – representa o ambiente imediatamente vizinho, o entorno imediato. Abrange a avaliação tanto da qualidade do solo quanto da classificação dos elementos da paisagem quanto à sua forma (relacionada ao Wuxing ou a elementos simbólicos) e quanto à configuração. Por exemplo, um grupo de árvores altas relaciona-se ao Wuxing Madeira. Após a determinação da sua posição no ambiente, deve-se avaliar a condição de cada elemento – se as árvores são saudáveis, se estão bem cuidadas, entre outros aspectos.

Shui 水, Água – representa não somente os corpos hídricos (rios, córregos, lagos), mas também a avaliação da qualidade da água, a direção, seu percurso pelo local, etc. Abrange também a avaliação do clima, incluindo o regime de chuvas.

Xiang 向 – é a orientação do local em relação ao Norte Magnético. Com esta informação, fórmulas Li Qi 理 氣, Padrões do Qi, podem ser usadas.

Xue 穴, em tradução literal, “buraco” ou “cova”. Também denominado Long Xue 龙 穴, sendo traduzido como “ninho” ou “esconderijo do dragão”. Indica o local exato onde a residência ou o túmulo serão assentados. Representa também as fundações de uma edificação.

Ainda que seus primórdios remontem aos primeiros assentamentos humanos às margens dos principais rios chineses, estes fatores permanecem atuais e perfeitamente úteis em nossos dias, constituindo base fundamental para a formação profissional de um consultor. Também há que se considerar a relevância das questões ambientais exigindo profissionais competentes em avaliar a paisagem com uma visão abrangente, holística.

Por fim, como qualquer outra área de conhecimento, o Feng Shui está em constante evolução. Ainda que tenha sido desenvolvido para avaliação da paisagem natural, estes princípios podem e devem ser adaptados para a avaliação das áreas urbanas, a exemplo do que fazem profissionais especializados na Ásia auxiliando grandes empresas, bancos, indústrias a selecionar locais para implantação de novas sedes. ***

Arq. Riceles Araujo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.