Translate

sábado, 17 de julho de 2010

Feng Shui - Física e Energia.

Todos nós sabemos que existem quatro forças em ação no universo: a força nuclear forte (uma energia em um nível atômico que alimenta as estrelas), a força nuclear fraca (uma força a nível atômico que governa certas formas de decaimento eletromagnético, desde o raio-X dos dentistas até os isótopos em usinas elétricas), a gravidade (que garante a coesão da galáxia, mantém os planetas em órbita e permite-os possuírem uma atmosfera), e a força eletromagnética (eletricidade, magnetismo, luz -- a principal força em ação no nível planetário, já que nosso planeta recebe a maior parte de sua energia do sol). Nós sabemos que elas existem pois nós as usamos e somos influenciados por elas por toda nossa vida. Ondas eletromagnéticas são produzidas por variações rítmicas em campos elétricos e magnéticos e vibram em um plano de ângulos retos para a direção do fluxo. Dentro do espectro eletromagnético está tudo que nós usamos no cotidiano da vida moderna -- tudo gerado pela eletricidade, televisão, luz visível e invisível, energia para cozinhar a comida por calor radiante ou microondas, o poder que nos dá sustento (e queimaduras de sol), fotossíntese, fotografias e correntes de ar. Esta é a "energia" usada pelos profissionais de Feng Shui. Nossas bússolas estão em sintonia com o campo magnético planetário, enquanto a metodologia da Escola das Formas nos permite determinar as outras "linhas de força" terrestres, usando o termo de Faraday para campos. A Teoria Yin Yang nos concede a primeira teoria de ondas (a antiga versão para a teoria matriz-S) e os Cinco Elementos explicam manifestações de comprimento de ondas eletromagnéticas. Lo-shu e Ho T'u nos concedem especificações de modelos físicos/espaciais em conjunção com as fórmulas das Nove Estrelas, Shuyan K'ung, Tze Pei e o resto. Este é um belíssimo sistema integrado.

Os Taoístas acreditam que todas as coisas são transmutáveis, o que soa muito próximo à Lei da Conservação (que a energia não pode ser criada ou destruída, somente transformada). A "energia" está preocupada com o modo que as moléculas são combinadas, quer nós estamos falando sobre energia cinética ou química, aquecimento ou energia elétrica; e trabalho é apenas uma transferência de energia. Energia Potencial é armazenada por um objeto, quer ele seja vivo ou não. Para os humanos, uma batata funciona do mesmo modo que uma bateria para um Walkman. Ela contém energia que pode ser convertida por um sistema capaz de aproveitar a energia e usar suas calorias -- neste caso, seu sistema digestivo. Nossos sistemas podem converter batatas, etc., em energia aproveitável, enquanto outro sistema -- como diz a personagem de Kim Basinger no filme "A noiva de meu pai é uma extraterrestre" -- pode achar as baterias do Walkman muito mais nutritivas e prazerosas.

À primeira vista parece que o uso pelo Feng Shui da energia eletromagnética refere-se a si mesmo como uma convecção -- ao final das contas, alguns praticantes falam muito sobre a habilidade de plantas vivas conduzirem o Chi ao redor de um aposento. O que as plantas estão fazendo é chamado fotossíntese, e o ar respirável é um produto resultante desta função essencial. Sem a fotossíntese ninguém poderia viver no planeta. O Chi Universal ainda existiria, mas não o Chi planetário pois ele é a atividade da vida. Praticantes dizem que plantas em uma casa "armazenam Chi," que é uma referência para a energia potencial (lembre-se da batata -- ou, se preferir, Kim Basinger), mas o assunto é mais uma vez uma convecção quando se fala em janelas e fluxo de ar.

O ar frio é denso e suas moléculas movem-se mais devagar. As moléculas de ar quente movem-se mais rapidamente e conduzem calor ao redor de um aposento, movendo-se mais rapidamente quanto mais quente estiverem. Moléculas de ar quente expandem-se, elevam-se e ocupam um volume maior; restringindo o ar mais frio e mais denso em uma área compacta. Aquele "ponto frio" que as pessoas algumas vezes sentem nas casas, é a reação de nossos corpos para esta função da convecção.Interessantemente, modernos casos de Feng Shui comprovam a credibilidade dos textos das antigas teorias de que este fenômeno ocorre mais freqüentemente em determinadas casas que possuem um modelo matemático e uma energia potencial em particular.

Os ventos são correntes de convecções a nível planetário produzidas pelo movimento de rotação da Terra. Antigas fontes nos dizem que o Chi planetário é disperso pelo vento, por isso parece que essa convecção e o Chi não coexistem necessariamente. As "Cinco Atividades" (como os antigos geralmente as chamavam) ou os Cinco Elementos, como são geralmente conhecidos hoje em dia, oferecem explicações sobre as manifestações do comprimento das ondas eletromagnéticas nos sistemas de nível e temporal. Pelo fato de serem nossos principais remédios para casas e outros ambientes, vamos examinar como o eletromagnetismo pode ser interpretado dentro da Teoria dos Cinco Elementos.

Terra
De acordo com o Han-shu bem como Sho Kua e Ta Chuan no Yi Jing, o Elemento Terra é um reagente tampão -- que nós poderíamos chamar um isolante. Todo mundo sabe que a terra é a referência zero na eletricidade; em outras palavras, é onde o potencial é mais baixo.A cor associada ao Elemento Terra é amarela, que se encontra dentro do espectro puro que vai de 5770 a 5970 angstroms. Se nós incluirmos o laranja, a extensão pula de 5770 para 6220 angstroms. (Lembre-se, quanto mais baixa a freqüência, maior o comprimento da onda).

Metal
Metais são grandes condutores de energia e superfícies polidas de metais são maravilhosas substâncias refletoras. Chien (6) é o calor, a luz branca dos céus em um dia ensolarado. Tui (7) é a imagem do sol refletindo na superfície de um lago plácido, ambos brancos e metálicos -- uma imagem da síntese do vermelho, verde e azul, as cores primárias. Ele é evocativo de todo o espectro visível para os humanos.

Água
A princípio reflexiva e refrativa, a água também está envolvida na evaporação e na condensação. Isto é sugerido no Yi Jing por "K'an," o Elemento Água, que também é o Abismal, a grande profundidade do desconhecido. Preto, uma das cores associadas com K'an, sugere que de noite, nós estamos além de nosso espectro visível, quando somente os bastonetes em nossos olhos funcionam e nossa visão se torna preto e branco; ou que nós estamos na ausência de luz do espaço profundo, onde não existem objetos para as ondas de luz se incidirem. Outra cor algumas vezes associadas com K'an é a violeta, a última cor visível para os humanos, que têm as ondas mais curtas, 3900 a 4550 angstroms.

Madeira
O Elemento Madeira era associado com o Ministro da Agricultura na antiga China -- uma terrível recordação da vida vegetativa e energia potencial (como a batata), fotossíntese, respiração e transpiração.Sua cor associada é o verde, e a pura cor do espectro cai em uma extensão de 4920 a 5770 angstroms.

Fogo
A cor com o maior comprimento de onda (6220 a 7700 angstroms) é associada com o Elemento Fogo, que faz sentido considerando que ela é identificada com o meio-dia, a direção sagrada do sul -- de onde vinha o calor no pensamento Chinês. A próxima cor do espectro mais baixa que o vermelho é o infravermelho, que possui suas próprias associações com calor.O Elemento Fogo é relacionado com a indução (aquecimento de metais), radiação (emissão de ondas de luz invisíveis ao olho humano) e energia térmica, e o processo de combustão (que libera energia quando uma substância química é queimada no ar).

Os profissionais de Feng Shui empregam os Cinco Elementos para corrigir estruturas ou problemas de interesse próprio. Abordagens sistemáticas baseadas em antigos textos, ensinamentos de mestres e nosso moderno entendimento sobre eles na estrutura da ciência, irão deixar isto mais fácil, para que possamos tomar as decisões certas nos ajustes para o benefício de nossos clientes e do planeta.

*Texto escrito por Cate Bramble.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.